- Publicidade -

Cristiano Zanin toma posse no cargo de ministro do STF

Advogado entrará na vaga deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano

compartilhar

Nesta quinta-feira (3), o advogado Cristiano Zanin toma posse no cargo de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Ela entrará na vaga deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski que, aos 75 anos, se aposentou compulsoriamente em abril. A cerimônia deve acontecer às 16h.

- Publicidade -
- Publicidade -

Para o evento, foram convidadas aproximadamente 350 pessoas. Entre os convidados, estarão amigos e familiares de Zanin, ministros do governo federal, parlamentares e autoridades do Judiciário. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também confirmou presença na posse.

A cerimônia deve durar cerca de 15 minutos. A sessão será aberta pela presidente da Corte, Rosa Weber. Após a execução do Hino Nacional, Zanin será conduzido ao plenário pelos ministros André Mendonça e Gilmar Mendes, integrantes mais novo e mais antigo no tribunal, respectivamente. 

 

LEIA TAMBÉM 

- Publicidade -
- Publicidade -

Moraes multa Monark em R$ 300 mil e manda investigar desobediência 

Saiba o que aconteceu com o casal Nardoni

- Publicidade -

Em seguida, o novo ministro prestará juramento de cumprir a Constituição e assinará o termo de posse. Não há previsão de discurso. Após o encerramento da sessão, Zanin receberá os cumprimentos dos convidados em outro salão do tribunal.

À noite, um coquetel será oferecido por associações de magistrados. O evento será realizado em um salão de festas. Os convites foram vendidos por cerca de R$ 500.

PERFIL
Zanin chegou ao Supremo após ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e o plenário da Casa. Ele atuou como defensor de Lula nos processos da Operação Lava Jato.

- Publicidade -

O novo ministro nasceu em Piracicaba e tem 47 anos. Ele é formado em direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Casado com a advogada Valeska Teixeira Zanin Martins, tem três filhos. Ele poderá permanecer na Corte por 27 anos. (Com informações da Agência Brasil) 

 

LEIA MAIS 

Relator aceita denúncia contra Zambelli no Conselho de Ética

- Publicidade -
Larissa de Morais
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no acidade on | EPTV Campinas. No Tudo EP, site de entretenimento da EPTV, foi repórter, assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.

Leia mais

Quando a frente fria chega ao Brasil?

Fenômeno será causado por um ciclone que avança para o sul da América do Sul; veja quando a frente fria chega ao país

Por que Antônio Pizzonia foi preso? Brasileiro já foi piloto de F1

Antônio Pizzonia foi preso no último fim de semana no Texas; entenda quais as acusações contra o ex-piloto de F1

Cópias físicas de Sonic Racing: CrossWorlds para Nintendo Switch 2 chegam dia 26 de março

Sonic Racing: CrossWorlds para Nintendo Switch 2 estará disponível em cópias físicas no dia 26 de março de 2026

- Publicidade -

- Publicidade -