O senador Marcos do Val (Podemos-ES) denunciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre um suposto esquema de golpe de Estado no início do ano. Bolsonaro deve depor à PF (Polícia Federal) nesta quarta-feira (12). O esquema denunciado tem também como alvo o ex-deputado Daniel Silveira.
Segundo Do Val, o plano golpista teria como objetivo manter Bolsonaro no poder após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas últimas eleições presidenciais. O senador afirma que o assunto foi tratado durante reunião com Silveira e na presença do então presidente da República.
O depoimento de Bolsonaro foi determinado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, em junho. Esta deve ser a quarta oitiva do ex-presidente em 2023. Ele já prestou esclarecimentos sobre as joias sauditas, as fraudes em dados de vacinação e os atos golpistas (veja mais abaixo).
LEIA TAMBÉM
CPMI do 8 de janeiro aprova quebra de sigilos de investigados
Presidente de CPMI manda investigar fala homofóbica de Abilio Brunini
RELEMBRE OS DEPOIMENTOS DE JAIR BOLSONARO À PF
-Joias sauditas:
O ex-presidente foi ouvido na investigação que apura a tentativa de liberação de joias doadas pelo regime saudita. O depoimento aconteceu no dia 5 de abril.
-Incitação aos atos golpistas:
Jair Bolsonaro é suspeito de ter incitado ataques aos três poderes no início do ano. Ele prestou depoimento e afirmou que estava “sob efeito de remédios” quando publicou um vídeo com ataques infundados ao sistema eleitoral. O depoimento aconteceu no dia 26 de abril.
-Fraude no certificado de vacinação:
O ex-presidente também foi ouvido na investigação que apura fraude em cartões de vacina da filha dele, dele próprio e de auxiliares. O depoimento aconteceu no dia 16 de maio.
LEIA MAIS
Saiba como a inflação negativa aumenta pressão por queda de juros