A cerveja é uma das bebidas mais amadas em todo o mundo, tanto é que ela recebe um dia especial para chamar de seu, comemorado nesta sexta-feira (4). Apesar de muitos acreditarem que ela tenha nascido na Alemanha, a verdade é que a cerveja surgiu há milhares de anos na Ásia ocidental, por volta de 9000 a.C.
A história da cerveja começa quando os primeiros campos de agricultura de cereais, como cevada e trigo, surgiram na Ásia ocidental. Os povos da região Sumérica, ao estocar os grãos colhidos para consumo posterior, não sabiam que a cevada sofreria fermentação natural, especialmente em ambientes úmidos ou em contato com água. Na época, os locais de armazenamento ficavam expostos a ventos e chuvas, e geravam esse processo natural de fermentação.
Uma das formas de conservar os grãos de cevada colhidos era mergulhando-os em água, como uma espécie de conserva. Com o passar do tempo, a cevada, em contato com a água, fermentava, e o amido e açúcares presentes no grãos se transformavam em álcool.
Ao descobrirem esse processo de forma acidental, os produtores começaram a experimentar a manipulação da cevada fermentada e seca. O processo de produção de cerveja falhou por muito tempo e muitos povos consideravam a bebida divina, visto que o sabor ideal era alcançado apenas por meio da fermentação natural.
Foi apenas na Idade Média que os produtores substituíram a cevada pelo lúpulo, e foi nessa época que a bebida ganhou seu nome definitivo de “cerveja”, derivado de “Ceres”, a deusa dos grãos.
LEIA TAMBÉM
Dia da Cerveja: quais são os principais tipos de cervejas?
Dia da Cerveja: relembre marcas de cervejas que foram extintas
Primeira cervejaria no mundo:
Por volta de 700 d.C, a Bavária abriu sua primeira cervejaria em um mosteiro, e a cerveja começou a ser difundida para outros países da Europa, com aperfeiçoamentos locais que geraram outros estilos que conhecemos hoje.
Variedade de sabores e produções artesanais:
Atualmente, encontramos uma ampla variedade de cervejas, desde as tradicionais puro malte e escuras até as saborizadas e artesanais. As cervejarias artesanais buscam experimentar novas formas de produzir cervejas de alta qualidade, proporcionando novas e muitas possibilidades de sabor.
LEIA MAIS