Nesta sexta-feira (10), o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, conheceu o resultado do julgamento que enfrentava desde o ano passado, acusado de fraude contábil por ocultar pagamentos destinados a comprar o silêncio da ex-atriz de filmes adultos Stormy Daniels. O republicano foi condenado e a sentença foi promulgada apenas dez dias antes de sua posse.
Donald Trump pode ser preso?
Embora tenha sido condenado, Trump não será preso nem multado por suas acusações. Ele recebeu a pena de “dispensa incondicional” pelo crime de fraude e a sentença foi abrandada por conta de sua vitória nas eleições presidenciais. Com isso, ele não enfrentará nenhuma consequência na prática, ficando somente com a sentença e o julgamento registrados em seu histórico permanente.
O norte-americano sempre negou as acusações, considerando-as como uma forma de “perseguição política”. De acordo com ele, o julgamento foi “uma experiência terrível e um enorme retrocesso para o sistema judiciário de Nova York”. Veja o que diz um post feito por Trump na rede social Truth Social após o desfecho do caso:
“Os radicais democratas perderam mais uma patética e antiamericana caça às bruxas. Esse resultado por si só prova que, como todos os juristas e especialistas legais têm dito, NÃO HÁ CASO, NUNCA HOUVE UM CASO, e toda essa farsa merece ser TOTALMENTE ANULADA. O verdadeiro júri, o povo americano, já se manifestou ao me reeleger com um MANDATO esmagador em uma das eleições mais importantes da História. FAÇAMOS A AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE!”
LEIA TAMBÉM
Quais serviços ficaram mais caros com a inflação em 2024?
BBB 25: Quantas duplas têm no reality?
Bolsonaro irá na posse de Trump?
No momento atual, o ex-presidente do Brasil está impedido de sair do país e, com isso, não poderia ir à posse de Trump. Em fevereiro de 2024, o passaporte de Bolsonaro foi apreendido como parte da investigação da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 e segue suspenso até a publicação desta notícia.
Bolsonaro também informou que seu advogado, Paulo Bueno, já acionou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, para que seu passaporte seja liberado. Desta maneira, o ex-presidente do Brasil poderia comparecer a posse de Trump, que classificou como “importante evento histórico”. A decisão, porém, cabe a Moraes, e ainda não foi divulgada.
LEIA MAIS