Uma equipe de estudantes do Núcleo de Estudos em Estruturas (Neest), do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Lavras (Ufla), conquistou o primeiro lugar da competição estudantil na 4ª Feira de Construção Civil do Sul de Minas, realizada em Pouso Alegre (MG) no mês de setembro, com uma “ponte de macarrão”.
O concurso proposto pelo evento do Sindicato Intermunicipal das Empresas de Construção Civil do Sul de Minas (Sinduscon-Sul), consistia na pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas para a confecção de uma ponte. Orientados pelo professor Rafael Santos de Moraes, os universitários da Ufla trabalharam no projeto “Ponte de Macarrão”.
LEIA TAMBÉM
Tenkai Brasil chega a Pouso Alegre com muita cultura geek
Inatel, no Sul de Minas, e universidade em Taiwan se unem em busca do 6G
O desafio era, além da construção da ponte utilizando apenas macarrão e cola, fazê-la suportar determinada carga de peso. Assim, os estudantes Augusto Andrade, Filipe Silva, Helton Pedroso, Maelton Siqueira, Rafael Lima e Sabrina Candiani optaram por uma estrutura em forma de arco com tirantes coincidentes ao centro, como uma roda de bicicleta.
Eles competiram com outras cinco equipes inscritas, sendo elas: IF Sul de Minas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas), Fepi (Centro Universitário de Itajubá), Grupo Educacional Unis, Centro Universitário UNA e Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
“É muito gratificante poder ser agraciado com a primeira colocação. É fruto de um longo trabalho e de muito esforço de todas as partes envolvidas. O resultado serve de inspiração para os demais estudantes que têm vontade de participar de competições e núcleos de estudo”, destacou a equipe vencedora da Ufla.
Já o professor orientador da equipe Ufla pontuou a heterogeneidade da equipe, composta por estudantes do 7º, 9º e 10º período do curso de Engenharia Civil. “Essa troca de experiências e aprendizados é extremamente saudável para a formação dos estudantes e também para nós professores, que temos a oportunidade de identificar como os conceitos e práticas da engenharia estão sendo sistematizados pelos alunos“, disse.
LEIA MAIS
IF Sul de Minas oferece pós-graduação gratuita em Bioética