14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Equipe Ufla vence competição de pontes de macarrão

IF Sul de Minas, UNA, Fepi, Unifei e Unis também participaram da 4ª Feira da Construção Civil do Sul de Minas

Uma equipe de estudantes do Núcleo de Estudos em Estruturas (Neest), do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Lavras (Ufla), conquistou o primeiro lugar da competição estudantil na 4ª Feira de Construção Civil do Sul de Minas, realizada em Pouso Alegre (MG) no mês de setembro, com uma “ponte de macarrão”.

O concurso proposto pelo evento do Sindicato Intermunicipal das Empresas de Construção Civil do Sul de Minas (Sinduscon-Sul), consistia na pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas para a confecção de uma ponte. Orientados pelo professor Rafael Santos de Moraes, os universitários da Ufla trabalharam no projeto “Ponte de Macarrão”.

LEIA TAMBÉM

Tenkai Brasil chega a Pouso Alegre com muita cultura geek

Inatel, no Sul de Minas, e universidade em Taiwan se unem em busca do 6G

O desafio era, além da construção da ponte utilizando apenas macarrão e cola, fazê-la suportar determinada carga de peso. Assim, os estudantes Augusto Andrade, Filipe Silva, Helton Pedroso, Maelton Siqueira, Rafael Lima e Sabrina Candiani optaram por uma estrutura em forma de arco com tirantes coincidentes ao centro, como uma roda de bicicleta.

Eles competiram com outras cinco equipes inscritas, sendo elas: IF Sul de Minas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas), Fepi (Centro Universitário de Itajubá), Grupo Educacional Unis, Centro Universitário UNA e Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

“É muito gratificante poder ser agraciado com a primeira colocação. É fruto de um longo trabalho e de muito esforço de todas as partes envolvidas. O resultado serve de inspiração para os demais estudantes que têm vontade de participar de competições e núcleos de estudo”, destacou a equipe vencedora da Ufla.

- Publicidade -

Já o professor orientador da equipe Ufla pontuou a heterogeneidade da equipe, composta por estudantes do 7º, 9º e 10º período do curso de Engenharia Civil. “Essa troca de experiências e aprendizados é extremamente saudável para a formação dos estudantes e também para nós professores, que temos a oportunidade de identificar como os conceitos e práticas da engenharia estão sendo sistematizados pelos alunos“, disse.
 

LEIA MAIS

IF Sul de Minas oferece pós-graduação gratuita em Bioética

- Publicidade -
Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress