As equipes Uirá Aerodesign e Uirá Micro, projetos acadêmicos de competição tecnológica da UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) que trabalham com o desenvolvimento de aeromodelos, participaram da XXIV Competição SAE Brasil Aerodesign, evento realizado DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos (SP), que contou com mais de 90 equipes inscritas.
Acompanhando a disputa, estiveram presentes professores, alunos, patrocinadores e ex-membros das equipes, que têm como objetivos projetar e construir aviões cargueiros radiocontrolados não tripulados, visando à participação neste campeonato nacional nas categorias Regular e Micro.
LEIA TAMBÉM
Lavras passa a fazer parte do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis
Três Pontas disponibiliza Cartão Educação para materiais escolares
A Competição SAE Brasil Aerodesign promove o intercâmbio de técnicas e conhecimentos da área de Engenharia Aeronáutica, envolvendo os estudantes em um desenvolvimento de projeto que passa por todas as etapas de construção, desde sua concepção até os testes. A UNIFEI é representada no evento pela Uirá desde 2001 e, em 2022, competiu nas categorias Regular e Micro.
Na categoria Regular, competem aeronaves radiocontroladas e com restrições de projeto associadas principalmente às dimensões físicas, à potência dos motores e combustão e à missão de decolagem. O objetivo é carregar a maior carga possível, ultrapassando um obstáculo a 50 metros da pista de decolagem.
Já na categoria Micro, a regra é o uso de motor elétrico alinhado com as tendências globais de redução de emissões de carbono, e quanto às suas restrições de projeto, a aeronave deve ser desmontável, caber dentro de uma caixa com volume menor que 0,036 m³ e decolar de uma plataforma de 4,2 metros elevada a 0,9 metro.
LEIA MAIS
Cervejaria recebe licença ambiental para instalação da fábrica em Passos