A mais tradicional festa da música brasileira já tem data para acontecer em 2023. Estão abertas as inscrições para a 53º edição da Fenac (Festival Nacional da Canção). São mais de R$210 mil em prêmios para os participantes. O ganhador receberá o aclamado troféu Lamartine Babo.
Das músicas e composições inscritas, 120 serão selecionadas para as etapas classificatórias. Nesta edição as apresentações serão presenciais. Entretanto, quem mora distante ou fora do Brasil pode participar de forma on-line, desde que os compositores e intérpretes cantem em português, já que “é um festival sem fronteiras”.
E em 2023 o maior evento da música autoral do país tem um diferencial, a abertura acontece na cidade de Tiradentes, nos dias 28 e 29 de julho. De acordo com o fundador do festival, Gleizer Naves, a escolha do município para iniciar esta edição foi algo planejado há muito tempo, concretizado neste ano.
“Trata-se de uma cidade que respira cultura, arte e poesia, uma combinação perfeita nesta parceria inédita e que promete ser inesquecível”, conta.
Após a abertura, o evento segue para Perdões (4 e 5/08), Coqueiral (11 e 12/08), Três Pontas (18 e 19/08), Nepomuceno (25 e 26/08) e Elói Mendes (1º e 2/09). As semifinais e a final acontecerão em Boa Esperança, nos dias 7, 8 e 9 de setembro.
LEIA TAMBÉM
Festival de torresmo acontece em Poços de Caldas a partir desta quinta
Pai de Poços de Caldas vai a pé a Aparecida para celebrar cura da filha com câncer
As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de junho no site do Fenac. Mais informações e o regulamento completo estão disponíveis no portal do festival.
Música e composição
O Festival Nacional da Canção nasceu em 1971 e teve como inspiração os festivais da TV Record, que revelaram os principais compositores e intérpretes brasileiros. Foram 51 anos sem interrupções até a pandemia de Covid-19. Em 2020 e 2021 foi realizado de forma on-line e em 2022, voltou de forma presencial.
O evento consagrou-se como o maior do gênero em todo o Brasil, com compositores de norte a sul do país. Segundo a organização, o festival tem como principal objetivo incentivar e divulgar valores da música brasileira, sejam eles compositores, intérpretes ou instrumentalistas. Milhares de compositores de todos os estados brasileiros se inscrevem anualmente e 120 mostram o seu trabalho nas cidades que sediam o evento.
LEIA MAIS
Regional da Polícia Civil de Pouso Alegre tem a primeira mulher a assumir a delegacia