Um grupo de estudantes dos cursos de Medicina e Odontologia da UNIFAL (Universidade Federal de Alfenas)
desenvolveu um atlas virtual para facilitar o estudo prático de neuroanatomia. O atlas apresenta dados detalhados das estruturas anatômicas complexas do sistema nervoso central e periférico, com imagens coloridas e didaticamente legendadas, o que desperta o interesse e facilita o estudo.
Os discentes fazem parte da Liga Acadêmica de Anatomia e a iniciativa é resultado de um projeto de extensão coordenado pela professora Flávia da Ré Guerra, do Instituto de Ciências Biomédicas, em parceria com os professores Daniel Martinez Saez e Evelise Aline Soares (Faculdade de Medicina). “A proposta do projeto de extensão ‘Atlas 2D de Neuroanatomia’ visa levar o conhecimento e acesso às peças anatômicas do acervo do Departamento de Anatomia da UNIFAL-MG, contribuindo para o estudo prático dos estudantes e consequentemente para a formação dos futuros profissionais”, explica a coordenadora.
A motivação da criação do atlas veio da necessidade de se ter um material didático e de qualidade que funcionasse como facilitador do processo de ensino-aprendizagem.
LEIA TAMBÉM
Pousão convoca Assembleia Geral para eleição de Conselho Deliberativo
Queijo árabe shanklish se torna bem material de Guaxupé (MG)
Na Alemanha, professor da UNIFEI trata da questão energética
Para desenvolver o material, a equipe selecionou e fotografou as peças catalogadas do Departamento de Anatomia. “Com o auxílio de um kit de iluminação para fotos em ambiente fechado, nós fomos designadas a fotografar as peças de neuroanatomia presentes no acervo do Departamento de Anatomia, juntamente aos professores coordenadores, Flávia e Daniel”, narra a acadêmica Ana Carolina Reis, também presidente da Liga de Anatomia. Ela e as colegas Sara Luiza Custódio de Souza e Nubia de Castro Batista, do curso de Medicina, foram as responsáveis pela confecção do atlas.
Segundo a discente, na etapa seguinte, as imagens foram editadas para melhorar a qualidade e luminosidade a fim de facilitar a identificação dos detalhes pelos estudantes. Na sequência, o grupo ainda trabalhou na coloração das principais estruturas e nas legendas. “Esses processos foram constantemente revisados pelos coordenadores, a fim de evitar possíveis erros”, enfatiza.
CLIQUE AQUI e conheça o Atlas 2D de Neuroanatomia.
LEIA MAIS
Prefeito de Passos (MG) sanciona projeto para instalação da cervejaria Heineken