Nos últimos dias, tem repercutido nas redes sociais um estrondo de um suposto vulcão localizado na cidade de Queimados, na Baixada Fluminense. Moradores da região ouviram o barulho no início do mês de outubro e fizeram diversas publicações na web relatando a situação, o que levou muitas pessoas a acreditarem que ele poderia estar ativo.
Porém, geólogos garantem que tudo não passa de uma fake news, já que o vulcão de Nova Iguaçu não tem possibilidade de acordar. Ele existiu há muitos anos, mas já cessou a sua atividade magmática e, após um processo erosivo de milhares de anos, é visível atualmente como uma serra, em que faz parte do Maciço do Mendanha.
LEIA TAMBÉM
CPMI do 8 de janeiro pede indiciamento de Jair Bolsonaro por atos golpistas
Para a tranquilidade dos brasileiros, o país não conta com nenhum vulcão ativo em seu território. Por estar localizado acima da placa tectônica Sul-Americana, o Brasil é livre do vulcanismo, já que essa erupção de rocha derretida só ocorre nas áreas de encontro entre as placas tectônicas.
Mas o país já teve vulcões ao longo de sua história, inclusive o vulcão mais antigo do mundo já descoberto está localizado no território brasileiro. Com 1,89 bilhão de anos, o que sobrou dele está localizado na região amazônica, especificamente entre os rios Tapajós e Jamanxim. Ele teria atingido até 400 metros de altura, algo baixo o suficiente para a ação do intemperismo varrer boa parte desta formação antiga.
Outro exemplo é a Ilha de Trindade, localizada a 1.200 km do litoral do Espírito Santo, onde está o extinto Vulcão Paredão, com uma idade estimada em 200 mil anos.
LEIA MAIS