13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Felinju é reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas

A capital da lingerie já era considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Juruaia

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) reconheceu a Feira de Lingerie de Juruaia (Felinju) como Patrimônio Cultural do estado, o que fará com que o município tenha um aumento expressivo na pontuação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS Cultural), garantindo que mais recursos financeiros sejam destinados a Juruaia pelo governo estadual.

Conforme informações da Prefeitura de Juruaia, o reconhecimento veio após a produção de um dossiê contendo 113 páginas, com pesquisas e entrevistas, preparado no prazo de um ano.

O trabalho técnico foi executado pela empresa Triângulo Multiprojetos, que presta consultoria em patrimônio cultural, com apoio do Departamento Municipal de Cultura. Foram consultados empresários do ramo, costureiras e a Associação do Comércio e Indústria de Juruaia (ACIJU), após aprovação pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Juruaia.

CLIQUE AQUI e confira o dossiê completo.

Em dezembro de 2021, a Feira de Lingerie de Juruaia já tinha se tornado patrimônio cultural imaterial do município. A decisão foi homologada por meio de um decreto municipal.

LEIA TAMBÉM
Definido o adversário do Pouso Alegre na 2ª fase da série D

Caldense vence a Inter de Limeira por 1 a 0
Pousão encerra última rodada na liderança

25 ANOS DE FELINJU

- Publicidade -

A Felinju, um dos maiores eventos de moda íntima do país e o maior de Minas Gerais, acontece há 25 anos, sempre no fim do mês de abril e início de maio. A primeira edição foi realizada em 1998, com desfile de coleções em locais ao ar livre.

Atualmente, além de lingerie, a Felinju também oferece cuecas, pijamas, moda praia e fitness.

Neste ano, a 25ª edição aconteceu entre os dias 28 e 30 de abril e contou com a participação de cerca de 50 expositores.

ICMS PATRIMÔNIO CULTURAL 

- Publicidade -

Segundo o IEPHA/MG, o ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural, por meio do repasse de recursos públicos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas relevantes.

LEIA MAIS:
Resultados dos jogos do Boa Esporte e do VEC pelo Mineiro

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress