A agenda deste segundo fim de semana de julho reserva os famosos festivais de inverno por todo o Sul de Minas. Há opções para todos os gostos, idades e bolsos. Confira e aproveite!
Passa Quatro Gastronomia 2022
Desta sexta-feira (8) até 17 de julho, os sabores dos ingredientes e dos produtos típicos da Serra da Mantiqueira estarão presentes nos 20 pratos que concorrem ao Passa Quatro Gastronomia 2022. O tradicional festival gastronômico está em sua 12º edição e recebe o público na Praça de Eventos da Estação Ferroviária de Passa Quatro.
Neste ano, a curadoria é dos chefs Ivan Achcar e Jackie Watanabe e a programação conta com oficinas com grandes nomes da gastronomia brasileira. Ainda, a novidade para 2022 é o “Dia do Fogo”, em que diversos pratos são preparados no fogo de chão, técnica em que as carnes ficam penduradas para assar no calor constante da brasa apurando o sabor na fumaça.
Para a abertura do evento nesta sexta-feira (8), a música fica por conta da Corporação Musical Santa Cecília de Passa Quatro (20h), Duo Aduar (22h) e Banda Riders (23h59). A entrada é gratuita.
Confira a programação aqui.
Julho Fest em Poços de Caldas
Após dois anos de suspensão por causa da pandemia, o Julho Fest retorna a Poços de Caldas com mais de 140 atrações culturais. A programação começa nesta sexta-feira (8) e segue até o dia 24 de julho com dança, teatro, circo e artes visuais. Com exceção de algumas peças de teatro no Espaço Cultural da Urca, a programação é totalmente gratuita.
Em sua 26ª edição, o evento promove 17 dias de cultura por todo o município de Poços de Caldas, incluindo os bairros e zona rural. De acordo com Marianna Carvalho, assessora de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult, a programação conta com apresentações e intervenções artístico-culturais de artistas e produtores locais.
“Para a 26ª edição do Julho Fest, foram inscritas 213 propostas artístico-culturais, nas mais diversas linguagens artísticas, das quais 143 foram aprovadas, nas áreas de música, teatro, dança, circo, artes visuais e artes integradas, demonstrando a riqueza, a diversidade e a qualidade da produção cultural local”, diz.
Confira a programação aqui.
55ª Festa do Vinho em Andradas
Localizada aos pés da Serra da Mantiqueira, Andradas é conhecida como a “Terra do Vinho” com suas famosas vinícolas. Tradicional, a Festa do Vinho acontece desde 1954 quando contou com a presença do então governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek.
Nesta edição 2022, acontece também a Festa Italiana a partir de 21 de julho com pratos típicos e participação de várias entidades assistenciais de Andradas. A Festa do Vinho vem logo depois, entre 22 e 24 de julho.
A festa tem shows e apresentações de artistas nacionais e locais. Além do tradicional concurso da Rainha e das Princesas da Festa do Vinho.
Confira a programação aqui.
Festival de Inverno de Monte Verde
O pequeno distrito de Monte Verde, pertencente ao município de Camanducaia, guarda um dos festivais mais tradicionais da Serra da Mantiqueira, o Festival de Inverno de Monte Verde.
Até o dia 14 de agosto, Monte Verde terá três eventos principais: Amor nas Montanhas, Inverno nas Montanhas e Cozinha Mineira nas Montanhas. A programação, gratuita, conta com apresentações e atrações nos principais pontos turísticos da cidade.
Nesta edição, Monte Verde espera receber 600 mil pessoas durante a temporada. A expectativa do comércio é injetar cerca de R$ 200 milhões na economia local. Além da gastronomia, o distrito é conhecido pelo romantismo e esportes ao ar livre.
Confira a programação aqui.
12º Tour Gastronômico de Inverno de Bueno Brandão
Até o dia 7 de agosto, o Departamento de Turismo de Bueno Brandão, no Sul de Minas, promove o 12º Tour Gastronomico de Inverno “Sabores das Montanhas”.
Neste fim de semana (8 a 10 de julho), o público poderá conferir 20 atrações no Arraiá do Zé Bagunça, Festival de MPB Canto Místico, além do Rock Místico. O tour envolve diretamente os estabelecimentos de Bueno Brandão, que oferecem pratos típicos com ingredientes produzidos no município.
Confira a programação aqui.
Delfim Moreira
O pequeno município incrustado na Serra da Mantiqueira realiza seu primeiro Festival de Inverno nos dias 21, 22, 23 e 24 de julho. O evento contará com comidas típicas regionais produzidas com ingredientes de produtores locais, entre eles o azeite e queijo. Haverá também exposição de artesanato, parque de diversões, oficinas culturais, trilha ecológica e muita música.
Confira a programação aqui.
Inverno Cultural de Gonçalves
Natureza, esportes e gastronomia são o forte de Gonçalves, pequeno município ao pé da Serra da Mantiqueira que encanta pela simplicidade e sossego do interior.
O Inverno Cultural vai até 23 de julho com direito à visitação de produção orgânica de cogumelos shiitake e shimeji. O festival também traz o melhor da região através dos produtos artesanais, como cervejas, azeites, queijos e guloseimas.
Além disso, há muita programação musical e atividades ao ar livre, já que a região é propícia à prática de esportes radicais.
Confira a programação aqui.
Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião
A cidade, que faz parte do Circuito das Malhas, aproveita para mostrar toda a sua vocação no Festival Multicultural de Inverno. Ao todo, 74 dias de eventos, com shows todos os finais de semana na Alameda Praça Mário Zucato. O Festival segue até o fim de julho.
O Festival também valoriza a culinária local com bebidas e pratos típicos da região. A Praça de Alimentação fica aberta ao público de terça a domingo. Já nas quintas e sextas-feiras, os shows musicais têm início às 18h. Aos sábados e domingos, as apresentações começam por volta do meio-dia e vão até a madrugada.
Faz parte da festa, ainda, visitar o polo de malharia no centro da cidade, com uma infinidade de peças e matérias primas que ditam a moda do tricô e crochê em todo o Brasil.
Confira a programação aqui.
Atravessando a Serra da Mantiqueira – Festival de Inverno de Campos do Jordão
Entre as vantagens em se morar no Sul de Minas está a proximidade com um dos destinos turísticos mais procurados na temporada do inverno brasileiro: Campos do Jordão (SP).
O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão é reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina. Chegando à 52ª edição, o evento oferece programação cultural de qualidade que beneficia não somente a cidade de Campos do Jordão como todo o seu entorno, ampliando as oportunidades de acesso à música erudita.
O Festival de Inverno segue até o dia 31 de julho com a maior parte da programação de forma gratuita. Nesta sexta-feira a música clássica estará presente a partir das 17h com o Coro Acadêmico da Osesp que se apresenta na Igreja de Santa Terezinha.
Confira a programação aqui.