Uma onda de frio se estabeleceu no país nos últimos dias, derrubando os termômetros e batendo recordes de temperatura em algumas regiões. No entanto, o tempo deve voltar a esquentar a partir desta quarta-feira (14), trazendo uma nova onda de calor, que poderá afetar a saúde da população por conta da “gangorra” de temperaturas.
A previsão é de que as temperaturas comecem a subir aos poucos a partir da tarde desta quarta-feira e alcance máximas superiores a 30 °C no fim de semana. De acordo com a Climatempo, uma nova massa de ar quente está se estabilizando na região central e ganhará forças a partir do sábado (17), devendo se estender até quinta-feira (22).
A massa de ar quente vem acompanhada da baixa umidade do ar, que ao contrastar com a forte onda de frio presente nos últimos dias pode trazer risco à saúde dos brasileiros, portanto, é necessário se manter hidratado ao longo dos dias. No mapa abaixo, é possível destacar as regiões com maiores riscos de tempo seco. Por sua vez, as áreas vermelhas devem contar com temperaturas entre 5 e 7 °C acima da média e as áreas alaranjadas terão os termômetros marcando entre 2,5 a 3 °C acima do comum.
LEIA TAMBÉM
Por que a caixa-preta do avião é laranja?
O que aconteceu no aeroporto de Viracopos?
Além disso, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as temperaturas na capital paulista nos próximos dias deverão alcançar os seguintes números:
- Quarta-feira
Mínima – 5 °C
Máxima – 23 °C
- Quinta-feira
Mínima – 10 °C
Máxima – 27 °C
- Sexta-feira
Mínima – 13 °C
Máxima – 29 °C
LEIA MAIS