A 1ª Mantiqueira Fest está sendo promovida em Poços de Caldas (MG) até o próximo domingo (24) no Parque José Affonso Junqueira, no Centro. A festa tem intenção de levar ao público as delícias gastronômicas da Serra da Mantiqueira aliadas à cultura e muita música. A entrada é gratuita.
A programação do festival inclui bandas locais para a valorização dos artistas da cidade. A curadoria teve o cuidado de levar em conta a diversidade cultural e privilegia diferentes estilos como MPB, pop-rock, jazz e instrumental.
Entre as apresentações musicais estão Genes Recessivos, Big Bem Samba com o show Gafieira Sulfurosa, Soul Diva, Du Valle e Banda e Araçá Quarteto.
LEIA TAMBÉM
Em Pouso Alegre, Nestlé contrata pessoas com mais de 60 anos
Aeroporto de Alfenas será ampliado com 14 novos hangares
Flipoços 2022 volta ao presencial entre 3 e 11 de setembro
Ainda, a 1ª Mantiqueira Fest vai promover produtos da cozinha mineira, como cervejas artesanais, vinhos de inverno e cachaças, além de contar com uma praça de alimentação com a participação de chefs e restaurantes.
O festival acontece nesta sexta-feira 22/7 (18h às 23h). Já no sábado (23) e domingo (24)o horário é das 12h às 23h.
AGENDA CULTURAL
Além da primeira edição da Mantiqueira Fest, o final de semana reserva atrações para todos os estilos em diversas cidades da região. Confira a agenda!
AMANTIKIR JAZZ & BLUES FESTIVAL
Pouso Alegre (MG) volta a sediar o Amantikir Jazz & Blues Festival. O evento reúne gastronomia, chopp artesanal e shows musicais neste sábado (23) e domingo (24), das 11h às 23h, na Via Gastronômica na Avenida Prefeito Tuany Toledo. A entrada é gratuita.
MÚSICA
20 horas de música ao vivo, em oito shows gratuitos com bandas conhecidas no circuito de Jazz & Blues. Confira:
Sábado
14h Clayton Prosperi e Banda
16h Eduardo Sueitt Quarteto
18h Michel Leme Trio
20h Luciano Boca e Yyuri Apsy
Domingo
14h Benny Goodman Sextet Revival
16h Patronagens Band
18h Zé Eduardo Nazário Quinteto
20h Zamat Band
GASTRONOMIA
As tendas têm capacidade para 250 pessoas. O festival conta com ampla variedade de comida, bebida e chopp artesanal em food trucks e beer trucks espalhados pelo local.
JULHO FEST EM POÇOS DE CALDAS
O Julho Fest, que teve início no dia 8/7, continua até este domingo (24) com dança, teatro, circo e artes visuais. Com exceção de algumas peças de teatro no Espaço Cultural da Urca, a programação é totalmente gratuita.
55ª FESTA DO VINHO EM ANDRADAS
Andradas é conhecida como a “Terra do Vinho” com suas famosas vinícolas. Tradicional, a Festa do Vinho e a Festa Italiana seguem até este domingo (24) no Estádio Municipal Juscelino Kubitschek.
Nesta edição de 2022, a festa tem shows e apresentações de artistas nacionais como Kiko Zambianchi e Maiara e Maraisa. Já a Festa Italiana tem pratos típicos com a participação de várias entidades assistenciais de Andradas.
Confira a programação da 55ª Festa do Vinho
Sexta-feira, 22 de julho:
00h30 Israel e Rodolfo
Sábado, 23 de julho:
00h30 Kiko Zambianchi
2 horas DJ Valeska
03h30 Maiara e Maraisa
Domingo, 24 de julho:
12 horas Abertura dos Portões
14 horas Show César Mineiro
15 horas Lika
16 horas Thiago Zara
17 horas Chicken Rock
18 horas Drop2
19 horas Andérson Martins
21 horas Marcelo Costa e convidados
11º FESTIVAL CULTURAL DE INVERNO DE EXTREMA
O final de semana reserva entretenimento e muita diversão para quem mora ou pretende visitar Extrema, estância do Sul de Minas Gerais. Entre sexta-feira (22) e domingo (24), o Parque Municipal de Eventos recebe atrações do 11º Festival Cultural de Inverno, com destaque para shows, gastronomia e cerveja gelada. O evento é gratuito.
Além disso, exclusivamente no domingo (24), o evento é incrementado pelo Extrema Experience 2022, programa voltado para os apaixonados pelo universo anime.
FESTIVAL DE INVERNO DE MONTE VERDE
O pequeno distrito de Monte Verde, pertencente ao município de Camanducaia, guarda um dos festivais mais tradicionais da Serra da Mantiqueira, o Festival de Inverno de Monte Verde.
Até o dia 14 de agosto, Monte Verde terá três eventos principais: Amor nas Montanhas, Inverno nas Montanhas e Cozinha Mineira nas Montanhas. A programação, gratuita, conta com apresentações e atrações nos principais pontos turísticos da cidade.
Nesta edição, Monte Verde espera receber 600 mil pessoas durante a temporada. A expectativa do comércio é injetar cerca de R$ 200 milhões na economia local. Além da gastronomia, o distrito é conhecido pelo romantismo e esportes ao ar livre.
12º TOUR GASTRONOMICO DE INVERNO DE BUENO BRANDÃO
Até o dia 7 de agosto, o Departamento de Turismo de Bueno Brandão, no Sul de Minas, promove o 12º Tour Gastronomico de Inverno “Sabores das Montanhas”.
O tour envolve diretamente os estabelecimentos de Bueno Brandão, que oferecem pratos típicos com ingredientes produzidos no município.
1º FESTIVAL DE INVERNO DE DELFIM MOREIRA
O pequeno município incrustado na Serra da Mantiqueira realiza seu primeiro Festival de Inverno nos dias 21, 22, 23 e 24 de julho. O evento contará com comidas típicas regionais produzidas com ingredientes de produtores locais, entre eles o azeite e queijo. Haverá também exposição de artesanato, parque de diversões, oficinas culturais, trilha ecológica e muita música.
INVERNO CULTURAL DE GONÇALVES
Natureza, esportes e gastronomia são o forte de Gonçalves, pequeno município ao pé da Serra da Mantiqueira que encanta pela simplicidade e sossego do interior.
O Inverno Cultural vai até 23 de julho com direito à visitação de produção orgânica de cogumelos shiitake e shimeji. O festival também traz o melhor da região através dos produtos artesanais, como cervejas, azeites, queijos e guloseimas.
Além disso, há muita programação musical e atividades ao ar livre, já que a região é propícia à prática de esportes radicais.
Confira a programação aqui.
FESTIVAL MULTICULTURAL DE INVERNO DE MONTE SIÃO
A cidade, que faz parte do Circuito das Malhas, aproveita para mostrar toda a sua vocação no Festival Multicultural de Inverno. Ao todo, 74 dias de eventos, com shows todos os finais de semana na Alameda Praça Mário Zucato. O Festival segue até o fim de julho.
O Festival também valoriza a culinária local com bebidas e pratos típicos da região. A Praça de Alimentação fica aberta ao público de terça a domingo. Já nas quintas e sextas-feiras, os shows musicais têm início às 18h. Aos sábados e domingos, as apresentações começam por volta do meio-dia e vão até a madrugada.
Faz parte da festa, ainda, visitar o polo de malharia no centro da cidade, com uma infinidade de peças e matérias primas que ditam a moda do tricô e crochê em todo o Brasil.
Confira a programação aqui.
LEIA MAIS
Urna indígena de 300 anos é restaurada em Conceição dos Ouros