GONÇALVES, MG (FOLHAPRESS) – A segunda fase da Fuvest, vestibular que seleciona vagas na graduação da USP (Universidade de São Paulo), começa neste domingo (21) e continua até esta segunda-feira (22).
Pouco mais de 30 mil candidatos (inclui treineiros) farão as provas de português, redação e disciplinas específicas relacionadas à carreira pretendida.
Dentre os 33.315 candidatos convocados para a segunda fase, 21.262 disputam vagas de ampla concorrência e outros 12.053 nas destinadas a ações afirmativas, como para quem é oriundo da escola pública.
A segunda fase acontece em meio à pandemia de Covid-19, que registra aumento do número de casos e óbitos provocados pelo coronavírus no estado de São Paulo.
Segundo a secretaria de Saúde do governo Doria (PSDB), o estado de São Paulo acumulava, até este sábado (20), 57.743 mortes e quase 2 milhões de contaminações confirmadas pelo coronavírus. Reportagem da Folha mostrou que, após a primeira fase do vestibular, a Fuvest monitorava ao menos 300 casos suspeitos de Covid-19 registrados entre alunos e aplicadores da prova.
Segundo a fundação, nenhum registro evoluiu para Covid-19. Para a segunda fase de provas, a organizadora do exame disse que as regras sanitárias criadas continuarão em vigor.
A taxa de ocupação das salas não poderá passar dos 40%, e os participantes terão de usar máscara que cobre a boca e o rosto. Quem se negar a utilizar o item de proteção será desclassificado.
Com lugares demarcados, os candidatos encontrarão um sachê embebido de álcool 70% para higienizar os assentos antes do início da prova. Nas salas, não será permitido o uso de ar-condicionado, e o ambiente permanecerá com as janelas abertas.
Estão sob disputa 8.242 vagas na edição 2021 da Fuvest. Outras 2.905 serão destinadas para a seleção de estudantes do Sisu, do governo federal, que utiliza as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para preencher as vagas.
A primeira lista de aprovados será divulgada no dia 19 de março.
SEGUNDA FASE DA FUVEST
QUANDO 21 e 22 de fev.
ABERTURA DOS PORTÕES às 12h
FECHAMENTO DOS PORTÕES às 13h
DURAÇÃO DAS PROVAS 4 horas; os candidatos poderão deixar o local do exame a partir das 16h
PROVA DESTE DOMINGO será divida em duas partes. A primeira terá dez questões de português, e exigirá conhecimentos de compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura. As obras literárias serão as mesmas da primeira fase. A segunda parte da prova será composta por uma redação
PROVA DE SEGUNDA-FEIRA o candidato terá de responder a 12 questões sobre duas a quatro disciplinas, a depender da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, haverá seis questões para cada uma delas. Se forem três, serão quatro questões. Já se forem quatro disciplinas, três questões para cada uma, diz a Fuvest