O sistema nacional de energia foi restabelecido, depois do apagão que ocorreu no início desta terça-feira (15). A informação foi comunicada pelo Ministério de Minas e Energia informou, por volta das 15h. De acordo com a pasta, apenas algumas localidades pontuais ainda necessitavam de ajustes na parte da tarde.
“O MME (Ministério de Minas e Energia), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que o sistema nacional de energia foi restabelecido, às 14h30, restando ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades”, afirmou em nota.
LEIA TAMBÉM
CNE afirma que demora para resolver apagão está relacionada a privatização da Eletrobras
Conheça Javier Milei, candidato da extrema direita na Argentina
Esse cenário de apagão afetou 25 estados e o Distrito Federal. De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), uma “ocorrência” às 8h31 levou a uma “separação elétrica” no sistema interligado, que é como se as regiões Norte e Nordeste do país tivessem se desconectado das regiões Sul e Sudeste. As causas do problema ainda estão sendo apuradas.
As cidades afetadas pelo apagão enfrentaram alguns transtornos, como desligamento de semáforos, paralisação de metrô e interrupção de aulas em escolas.
LEIA MAIS
Veja dicas de como utilizar o pulverizador agrícola