O Hospital de Clínicas de Itajubá (HCI), no Sul de Minas, emitiu nota na noite dessa segunda-feira (19) comunicando à população que, a partir desta quarta-feira (21), vai reabrir a unidade Covid-19, além de suspender cirurgias eletivas não emergenciais e atendimentos no pronto-socorro não urgentes. Segundo o HCI, a decisão foi tomada tendo em vista o aumento expressivo nas internações pela doença.
O Hospital de Clínicas de Itajubá informou, ainda, que o número de internações por Covid-19 é cinco vezes maior, ou seja, quintuplicou em relação ao período anterior de 14 dias. Além da suspensão de cirurgias eletivas e atendimento não urgente no pronto-socorro, o HCI também optou pela reabertura da Unidade Especializada em Síndromes Respiratórias Agudas e Covid-19 como medida de prevenção e controle da infecção. A unidade foi criada em março de 2020 e desativada em março deste ano.
LEIA TAMBÉM
Em Poços de Caldas, enterro de pets em cemitérios pode se tornar realidade
Projeto premiado em Coqueiral troca recicláveis por dinheiro em feira livre
De acordo com o comunicado, a ala é uma “unidade assistencial específica e com restrições voltadas para biossegurança de pacientes e colaboradores, compreendendo fluxos de circulação interna para pacientes com sintomas gripais, além da área de isolamento respiratório para internação e observação”.
A Unidade Especializada em Síndromes Respiratórias Agudas e Covid-19 é composta por duas salas para triagem, três consultórios, três leitos de observação, dois leitos de urgência adulto e um infantil, quatro leitos de UTI adulto e um infantil, 16 leitos para internação adulto e quatro infantil, além de salas de medicação.
O espaço será destinado ao atendimento de pacientes que apresentem febre, associada a sinais e sintomas respiratórios como tosse, coriza, congestão nasal, dor de garganta e falta de ar.
SUSPENSÃO DE ATENDIMENTOS
A partir desta quarta-feira (21), o HCI vai suspender temporariamente os procedimentos cirúrgicos eletivos e não emergenciais. Segundo o hospital, serão realizados apenas transplantes, procedimentos cirúrgicos cardiovasculares e oncológicos de maior gravidade.
Além da suspensão de cirurgias, o Hospital de Clínicas de Itajubá decidiu paralisar temporariamente os atendimentos de fichas verde (sem urgência) e azul (pouco urgente) no pronto-socorro.
PREFEITURA DE ITAJUBÁ
O comunicado do Hospital de Clínicas de Itajubá destaca, também, que enviou carta à Prefeitura de Itajubá com recomendações do Comitê de Contingenciamento da Covid-19 do HCI no último 24 de novembro.
Segundo o comunicado do hospital, a carta ressalta a importância da implementação efetiva das medidas de prevenção e controle da Covid-19 na comunidade. “Tais medidas são essenciais para reduzir o número de casos e consequentemente bloquear a cadeia de transmissão da infecção, evitando assim o acometimento da população, sobretudo com maior vulnerabilidade”, diz.
Ainda, o Comitê de Contingenciamento da Covid-19 do HCI vai realizar reuniões diárias para revisão e implementação de medidas de controle adicionais conforme a necessidade. O comunicado não definiu prazos para a retomada regular dos atendimentos suspensos.
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO
O HCI atende a microrregião de Itajubá, que compreende 15 municípios (Brazópolis, Conceição das Pedras, Consolação, Delfim Moreira, Gonçalves, Itajubá, Maria da Fé, Marmelópolis, Paraisópolis, Pedralva, Piranguçu, Piranguinho, São José do Alegre, Sapucaí-Mirim e Wenceslau Braz) e tem população estimada em 205 mil habitantes.
Segundo o boletim epidemiológico da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) divulgado neste 20 de dezembro, Itajubá soma, desde o início da pandemia, 24.003 casos positivos de Covid-19 e 483 mortes em decorrência da doença. Já a microrregião tem 45.956 casos e 820 óbitos por Covid-19.
LEIA MAIS
Em Lavras, idoso morre dentro de bar engasgado com pedaço de carne