O HCSL (Hospital das Clínicas Samuel Libânio), de Pouso Alegre (MG), realizou um transplante ósseo conhecido como aloenxerto, procedimento inédito na região Sul de Minas. Nesse tipo de transplante, o cirurgião pega o osso do cadáver, que fica armazenado em um banco de ossos dentro do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), no Rio de Janeiro (RJ).
O osso usado na cirurgia foi transportado para Pouso Alegre, por meio dos serviços da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes). “Fizemos aqui no Hospital, de forma pioneira na região, a ressecção do tumor tirando um segmento da diáfise do úmero e colocando esse enxerto de osso trazido do Rio de Janeiro”, explica o médico ortopedista oncológico do HCSL, Eugênio César Mendes.
Quanto à origem, os enxertos podem ser classificados como autoenxertos, quando são colhidos do corpo do próprio indivíduo, ou aloenxertos, quando são colhidos de outro indivíduo. “Fizemos nosso credenciamento no banco de osso para podermos realizar esse enxerto. Foi realizado um trabalho muito rigoroso aqui na CIHDOTT para que pudéssemos obter esse credenciamento”, afirma o especialista.
LEIA TAMBÉM
Ingressos à venda para a disputa entre Pouso Alegre e Caldense
Vacina bivalente contra Covid-19 começa a ser aplicada no Sul de Minas
O paciente Diego Henrique Braga, que passou pela cirurgia pioneira, trabalha como operador de extrusora. “O atendimento aqui no Hospital superou as expectativas. Fui tratado muito bem. A cirurgia correu muito bem, estou me recuperando muito bem. Agradeço a todos que me ajudaram neste hospital”, disse.
Segundo o Dr. Eugênio Mendes, a recuperação deve seguir de forma tranquila e rápida. “Esperamos uma excelente recuperação para o paciente, que ficará com uma tipoia por algumas semanas e em quinze dias serão tirados os pontos. Assim que o enxerto consolidar ao osso do receptor, ele será liberado para o início das fisioterapias”, conta. O HCSL está preparado para esse tipo de cirurgia que passa a ser mais um diferencial do trabalho desenvolvido na instituição.
LEIA MAIS
Hospital de Pouso Alegre amplia setor de hemodiálise