Uma empresa do município de Passos entrou na justiça para conseguir a concessão do imóvel do antigo Hospital Psiquiátrico Otto Krakauer, com intuito de transformá-lo em um Hospital Dia Psiquiátrico. O local está parado há quase quatro anos, tendo se tornado alvo de vandalismo e furtos. O Hospital Dia Psiquiátrico funcionará sem internações de pernoite, ou seja, o trabalho será feito na parte do dia e os pacientes não irão dormir no local.
Segundo relatos, um documento de cessão de espaço havia sido assinado em março deste ano entre a empresa e o então presidente da Fundação São João da Escócia, mantenedora do prédio, porém, a Fundação não cedeu o imóvel como firmado em contrato.
Agora, um processo judicial tramita na 1ª Vara do Fórum de Passos, requerendo que a Fundação entregue as chaves do imóvel a uma empresa de médicos da cidade que foi montada com o objetivo de assumir o hospital.
O Ministério Público já se pronunciou afirmando ter instaurado procedimento para análise, além de solicitar laudos de avaliação do imóvel e pedir que seja citado quem são os responsáveis pela chave.
A fundação é constituída por membros da loja maçônica Deus, Universo e Virtude, que atualmente se encontra sem representante, devendo realizar uma nova eleição na próxima segunda-feira (04/07).
O prédio em questão já havia sido cogitado para funcionar como hospital de campanha em 2020, durante alta nos casos de pessoas contaminadas pelo Coronavírus, entretanto, não foi possível a utilização do local por falta de equipamentos e profissionais.