O Corpo de Bombeiros combateu um incêndio na noite desta terça-feira (5) em Itajubá. As chamas consumiram 1.200 m² de vegetação em um lote vago da rua Cândida Gonçalves Bustamante, no bairro Morro Chic.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o combate demorou cerca de uma hora e meia e a chamas podiam colocar em risco casas próximas do local, pois é uma região populosa. “No local o bombeiro militar iniciou o combate ao incêndio, com uso do esguicho canhão e abafadores. Sendo verificado que havia grande acúmulo de fumaça em todo ambiente e chamas”, disseram os militares
O Corpo de Bombeiros reforçou as ações de vistoria e conscientização da população para a limpeza dos terrenos, com o objetivo de evitar incêndios em vegetação no período de estiagem, que vai de maio a novembro. Em 2021, mais de 250 lotes foram inspecionados em Itajubá.
É o segundo ano de atuação do Comitê de Combate a Queimadas que reúne prefeitura, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal, Exército Brasileiro, Guarda Municipal, Polícia Ambiental, Emater e demais órgãos em uma frente de trabalho para o enfrentamento às queimadas. Os incêndios em lotes vagos representam uma grande parcela dos atendimentos.
No município está proibido, por meio decreto, qualquer método de queimadas, mesmo que de forma controlada, em todo o perímetro urbano e rural do município de 18 de maio a 30 de novembro. O valor da multa pode variar de R$ 591,60 a R$ 7.888, dependendo da classificação, gravidade da ocorrência e da metragem do terreno.
É considerado grave atear fogo em propriedades próximas às margens de rodovias, sob linhas de energia elétrica, Áreas de Preservação Permanente (APPs), reservas legais e unidades de conservação ambiental. Quem impedir aos órgãos competentes de entrarem na propriedade para combater incêndio florestal, comete falta gravíssima.
Também foram construídos aceiros nas áreas de preservação ambiental, para evitar que o fogo se espalhe em caso de chamas. Os aceiros são uma faixa livre de vegetação onde o solo fica descoberto, para evitar a passagem das chamas de uma propriedade para outra.