O céu do interior de SP está atípico na tarde desta sexta-feira (23) e, por causa disso, o nome de várias cidades foram parar nos Trending Topics do X, antigo Twitter. Imagens em tons pasteis, com o sol em uma cor diferente do normal, tomaram conta da rede social.A mudança da coloração do céu se dá pelo excesso de fumaça e poluição. A situação é agravada pelo clima extremamente seco.
Campinas
Em Campinas, segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), a fumaça que encobre o céu é resultado de diversas queimadas que ocorrem em diversos pontos do estado e são transportada pelos ventos. A umidade relativa do ar na cidade, às 18h, era de 22% (leia mais no acidade on Campinas).
Imagens de satélite, cedidas pelo Cepagri à EPTV Campinas, mostram as fumaças se deslocando na atmosfera. Confira:
Limeira
Em Limeira, de acordo com a Defesa Civil municipal, foram registrados vários focos de incêndio. Isso, somado às queimadas em todo estado, resultou em nuvens de fumaça e de fuligem por toda a cidade.
Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, dois grandes incêndios foram registradas em área de mata, na zona Norte e Leste da cidade. De acordo com a Defesa Civil municipal, entre os dias 23 e 27 de agosto, Ribeirão Preto está classificada em “estado de emergência” para risco de incêndio devido à baixa umidade relativa do ar e uma forte onda de calor que atinge o Estado de São Paulo (leia mais no acidade on Ribeirão Preto).
Araraquara
Araraquara está há mais de 12 horas com a qualidade do ar considerada “ruim” pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), com base na presença de poluentes suspensos no ar. Em uma escala de 81 a 120, a cidade alcançou o índice 94 nesta manhã de sexta-feira (23).
A cidade entrou neste estágio pela primeira vez na última quinta-feira (22), quando atingiu o índice 82 do poluente MP2,5 – que trata da presença de partículas finas suspensas no ar, como poeira e fulige (leia mais no acidade on Araraquara).
Região Central
Na Região Central de SP, incêndios florestais de grandes proporções e queimadas urbanas causaram transtornos nesta sexta-feira. Há municípios com problemas no fornecimento de energia elétrica, devido ao fogo.
Em São Carlos, um incêndio atingiu terreno no Cidade Aracy 2 e causou a dispensa de alunos de duas escolas nas imediações. Os bombeiros estiveram no local.
Próximo dali, um pequeno depósito de materiais de recicláveis pegou fogo, possivelmente, com fagulha do incêndio da vegetação. A poucos metros de lá, na serrinha, um pequeno foco foi visto durante a tarde.
Na Rodovia Luís Augusto de Oliveira (SP-215), o fogo atingiu próximo à fábrica de motores da Volkswagen. A montadora afirmou que o telhado da guarita chegou a ser atingido. As chamas foram contidas pela brigada de incêndio (leia mais no acidade on São Carlos).
Queimadas mudam a cor do céu do interior de SP
Veja algumas publicações sobre o fenômeno que ocorreu no céu nesta tarde.
Sol vermelho e chovendo cinzas do céu em campinas.coisa de maluco ta parecendo silent hill. pic.twitter.com/A4Ha0vvguw
— di kanayama (@di_kanayama) August 23, 2024
Campinas agora ,muita fumaça. pic.twitter.com/76erub8LpP
— Hermes Renato🤡🇧🇷😎 (@BogarinCampos) August 23, 2024
Ribeirão Preto prenunciando o fim dos tempos pic.twitter.com/Rw3EDCyEZ3
— Douglas (@negresiol0) August 23, 2024
LEIA MAIS
Vai ter tempestade de poeira em SP? Estado sofre virada no tempo