O filho mais novo do ex-presidente Jair Bolsonaro, Jair Renan Bolsonaro, foi alvo de uma operação da polícia nesta quinta-feira (24). Há mandados de busca e apreensão em dois endereços ligados a ele, um em Brasília e outro em Santa Catarina.
A ação faz parte da Operação Nexum, que investiga um grupo suspeito de falsidade ideológica, associação criminosa, estelionato, crimes contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro.
Os endereços de Jair Renan visitados pelos agentes são: um apartamento em Santa Catarina e outro em área nobre de Brasília. No total, a ação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e dois de prisão.
Segundo nota da PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal), o principal alvo da operação é Maciel Carvalho, instrutor de tiro de Jair Renan, suspeito de ser o mentor do esquema. Carvalho já foi alvo de duas ações da Polícia Civil do Distrito Federal neste ano – a “Succedere” e “Falso Coach” – e já havia sido preso. As investigações afirmam que o grupo agia a partir de um laranja e de empresas fantasmas.
A ação foi liderada pela delegacia de Repressão aos Crimes contra a Ordem Tributária, vinculada ao DECOR (Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado). A defesa de Jair Renan ainda não foi localizada. O espaço está aberto para manifestações.
LEIA TAMBÉM
Quais são os novos países do Brics? Bloco será ampliado
Quando a nova frente fria chega em São Paulo?
QUEM É JAIR RENAN BOLSONARO?
Com 25 anos de idade, Jair Renan Bolsonaro atua em um cargo no Senado Federal, no gabinete do ex-secretário de Pesca do governo do pai, o senador Jorge Seif (PL). Ele foi nomeado em março, e, na ocasião, foi divulgado que ele receberia um salário de aproximadamente R$ 9,5 mil (o valor líquido da remuneração para o posto é de R$ 7,7 mil).
Morador de Balneário Camboriú desde o início do ano, o filho “04” também atua como influenciador nas redes sociais e tem viajado para diversos estados do país. Após a saída do pai da presidência, Jair Renan passou a almejar uma candidatura na política. Nos últimos meses, ele fez uma série de reuniões com lideranças locais do estado, como prefeitos de cidades vizinhas, vereadores e os deputados Zé Trovão, Júlia Zanatta e Caroline de Toni.
POLÊMICAS ENVOLVENDO JAIR RENAN
Em suas atividades nas redes sociais, Jair Renan ficou muito conhecido por falas polêmicas. No mês de julho, ele voltou a viralizar com a repercussão de uma entrevista de 2022, no podcast “Social Pro”, em que confessou não ter cumprido as medidas de segurança durante a pandemia da covid-19. Além disso, classificou o período como “top”, já que foi a época em que, segundo ele, “pegou mais mulheres”.
“O Covid é uma gripe, e prefiro morrer transando que tossindo. Ele [Bolsonaro] falou assim: ‘não tem problema você falar qualquer coisa, só não fala do Covid’, disse. Em seguida, um dos apresentadores afirmou que, durante a pandemia, divulgava festas em sua cobertura. “Pra mim também foi top. Foi a época que eu mais peguei gente”, completou Jair Renan.
*Com informações do jornal O Estado de S. Paulo
LEIA MAIS