13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Lago de Furnas tem melhor nível em janeiro nos últimos 10 anos

O volume atual é de 81,15% da capacidade; há um mês. o Lago de Furnas estava com 65,86% do volume

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgou dados que demonstram que o Lago de Furnas está com o melhor nível para um mês de janeiro nos últimos 10 anos. O volume atual é de 81,15% da capacidade e o lago subiu mais de um metro apenas nos primeiros dias do ano.

Há um mês, no dia 10 de dezembro de 2022, Furnas estava com 65,86% do volume. A capacidade atual representa três metros de elevação.

Segundo o secretário Executivo da Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas), Fausto Costa, “a expectativa é muito boa, o Lago chegando em níveis altos nessa época, é o suficiente para suportar o segundo semestre que é mais seco. Temos uma expectativa muito grande de termos um espelho dágua com bastante volume e capaz de proporcionar várias atividades no Lago de Furnas e desenvolver economicamente a região”, reforça.

Para a economia das cidades banhadas pela represa, o aumento no nível da água é importante para a manutenção do turismo. O empresário Natan Martini explicou que com a água nesse patamar, o movimento em restaurantes à beira do lago cresceu. “A maior riqueza que a gente pode ter, isso aqui é nosso ganha pão. Sem essa água a gente não vive, passa apertado. Hoje graças a Deus ela voltou, estamos conseguindo andar para frente e não só para trás”, destaca.

LEIA TAMBÉM
Confira: vagas de emprego disponíveis no CAC, em Pouso Alegre
Bailarina de Santa Rita do Sapucaí emociona jurados em programa de TV nos EUA

O LAGO DE FURNAS
O Lago de Furnas
, chamado de Mar de Minas, banha 34 municípios no seu entorno, com 3.500 km de margem, um vasto território de aproximadamente 1.440 km2.

Desde que o Lago de Furnas passou a ser usado para ajustar a geração de energia elétrica no Brasil, as atividades econômicas desses municípios banhados pelo lago foram prejudicadas.

Os municípios defendem uma cota mínima de 762 metros acima do nível do mar, que estabelece um nível mínimo, considerado suficiente para o uso múltiplo da água, atendendo aos municípios banhados com a manutenção de atividades econômicas voltadas ao turismo, piscicultura e agropecuária.

- Publicidade -

Este parâmetro limita o uso da água para geração de energia elétrica, o que ganhou destaque diante da crise hídrica. A ideia é garantir um controle social do nível do reservatório, viabilizando o uso das águas para o consumo humano, para geração de energia elétrica, para a agropecuária, para o turismo e para a aquicultura.

LEIA MAIS
No Sul de Minas, Pace Varginha começa a coleta de sangue

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress