A maior estrutura esférica do mundo foi iluminada pela primeira vez nesta terça-feira (4), em Las Vegas, nos Estados Unidos. Chamada MSG Sphere, a estreia da bola gigante, de 111 m de altura e 157 m de largura, foi no dia 4 de julho, em comemoração ao feriado de Independência dos EUA.
Em seu exterior, há 1,2 milhão de LEDs do tamanho de um disco de hóquei, que podem ser programados para exibir imagens dinâmicas em grande escala. Com isso, a esfera é capaz de realizar um verdadeiro show de luzes, reproduzindo até a Lua ou um olho gigante. Ela foi desenvolvida pelo escritório de arquitetura Populous e custou R$ 11 bilhões (US$ 2,3 bilhões).
Mas o verdadeiro objetivo da construção é abrigar um teatro com a maior tela de LED do mundo, que poderá transmitir imagens em alta definição. O local tem capacidade para até 18 mil pessoas, e será espaço de apresentações musicais, eventos esportivos e cinematográficos.
LEIA TAMBÉM
Quais cuidados tomar para evitar incêndio com aquecedor?
Quem foi MC Daleste? Assassinato do funkeiro completa 10 anos
O diretor de operações da Sphere, Rich Claffey, disse à CNN que mais de 160 mil alto-falantes fornecerão o mesmo som para todos os lugares, da última fileira ao chão. Além disso, o espaço está equipado com assentos que podem vibrar em sintonia com o que está passando na tela, e máquinas 4D que criam efeitos de vento, temperatura e até cheiro.
A inauguração oficial da MSG Sphere será no dia 29 de setembro com um show da banda U2 em torno do álbum “Achtung Baby”, lançado em 1991. Com sua tela de LED de 16K na parte interna, o ambiente deve aumentar a experiência imersiva de shows, com animações ou filmagens de perto dos artistas.
“A maioria dos locais de música são locais de esportes. Eles são feitos para esportes – eles não são feitos para música. Eles não são construídos para a arte. Este edifício foi construído para experiências imersivas em cinema e performance”, disse o vocalista Bono Vox, em entrevista à Apple Music.
LEIA MAIS