14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Lula conversa com Biden sobre atos golpistas no Brasil

Em telefonema, presidente dos EUA reforçou convite para uma visita oficial e prestou solidariedade ao brasileiro

Segundo comunicado emitido pelos dois governos, “Biden transmitiu o apoio incondicional dos Estados Unidos à democracia do Brasil e à vontade do povo brasileiro, expressa nas últimas eleições do Brasil, vencidas pelo presidente Lula”. Ainda segundo o comunicado, o presidente norte-americano condenou a violência e o ataque às instituições democráticas e à transferência pacífica do poder. 

 

 

LEIA MAIS 

Veja como ficou o STF depois de invasão na tarde deste domingo

PMs de oito estados se juntam à Força Nacional em Brasília

No telefonema, Biden reforçou o convite para uma visita oficial de Lula aos EUA, prevista para o início de fevereiro. “Os dois líderes comprometeram-se a trabalhar juntos em temas enfrentados pelo Brasil e pelos Estados Unidos, entre os quais mudança do clima, desenvolvimento econômico, paz e segurança. O presidente Biden convidou o presidente Lula a visitar Washington no início de fevereiro para consultas aprofundadas sobre uma ampla agenda comum, e o presidente Lula aceitou o convite”, informou o comunicado. 

- Publicidade -

Nas redes sociais, Lula escreveu sobre a conversa:  

Ainda na tarde desta segunda-feira, Lula conversou com alguns líderes estrangeiros, que lamentaram a tentativa de golpe no país.

APOIO 

- Publicidade -

Ainda na noite de ontem, Biden repudiou nas redes sociais os atos terroristas em Brasília. “Condeno o ataque à democracia e à transferência pacífica de poder no Brasil. As instituições democráticas brasileiras têm nosso inteiro apoio, e a vontade do povo brasileiro não deve ser solapada”, escreveu o presidente norte-americano no Twitter. 

No início de dezembro, durante a transição de governo, Biden havia enviado um representante ao Brasil para conversar com a equipe de Lula. O líder norte-americano havia convidado o presidente brasileiro para uma viagem aos Estados Unidos ainda no mês passado. A princípio, Lula havia afirmado que poderia viajar a partir de 19 de dezembro, mas Lula recusou a oferta e disse que iria aos Estados Unidos só em 2023. (Com informações da Agência Brasil)

LEIA TAMBÉM 

Inflação oficial de 2022 fecha em 5,79%, segundo IBGE

Compartilhe:
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress