Nesta terça-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou durante o programa “Conversa com o Presidente”, produzido pela EBC, sobre a falta de representatividade da maioria dos parlamentares em relação ao “povo trabalhador”. Além disso, ele ressaltou a importância do voto consciente para evitar consequências indesejadas. Ainda na entrevista, Lula destacou a ascensão do grupo Brics em comparação ao G7, com base em sua participação na recente cúpula realizada na África do Sul.
Ele expressou preocupação com o resultado de votações e decisões tomadas por parlamentares que não estão alinhados com as necessidades da população. O presidente alertou para os efeitos do voto impulsivo, destacando que escolhas mal fundamentadas podem acarretar em consequências adversas.
Lula mencionou a existência de indivíduos que exploram brechas na legislação tributária, evitando o pagamento adequado de impostos, como no caso do Imposto de Renda. Além disso, ele apontou a obtenção de benefícios duvidosos através de projetos aprovados no Congresso Nacional.
O presidente também observou que o grupo Brics está ganhando destaque internacional, superando a influência do G7. Lula participou da reunião de cúpula dos Brics realizada recentemente na África do Sul, destacando o papel crescente desses países em questões globais.
LEIA TAMBÉM
Lula assina MP para taxar fundos de super-ricos
O que são fundos exclusivos e offshore?
Lula enfatizou a importância de sua política de valorização do salário mínimo e da justiça fiscal. Ele ressaltou a iniciativa de direcionar recursos para o Orçamento e implementar medidas que taxem offshores e rendimentos de fundos exclusivos. O presidente destacou a necessidade de promover um equilíbrio entre a tributação de diferentes grupos sociais, visando a justiça fiscal.