O Instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta terça-feira (24) um levantamento com possíveis cenários eleitorais envolvendo o presidente Lula e integrantes do clã Bolsonaro, como Jair e Michelle (PL), para as eleições de 2026. A pesquisa ouviu 2.020 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
De acordo com os resultados da pesquisa, caso o atual presidente Lula enfrente diretamente qualquer integrante do clã Bolsonaro, o cenário aponta para empate ou derrota do petista. Confira os detalhes do levantamento:
Lula seria reeleito em 2026, segundo a Paraná Pesquisas?
Lula não seria reeleito, segundo o resultado do levantamento do Paraná Pesquisas.
- Em um cenário hipotético de disputa entre Lula e Jair Bolsonaro, o atual presidente teria 39,7% das intenções de voto, enquanto o ex-mandatário alcançaria 46,5%. No entanto, essa possibilidade é inviável, já que Bolsonaro está atualmente inelegível.
- Já no segundo cenário, onde Lula disputaria com a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL), o petista levaria 40,6% enquanto Michelle 44,4%. No entanto, dentro da margem de erro, os dois candidatos estariam empatados.
- Também foram simulados dois cenários onde o atual presidente concorria contra os dois filhos de Jair: Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Ambas as situações acarretariam um empate técnico.
LEIA TAMBÉM
Como funcionava suposta fraude em salários de jogadores de futebol?
Quarta-feira (25) será mais fria do que hoje?
Além disso, no levantamento também aparecem outros nomes, como Ciro Gomes (PDT), com 10,3% das intenções de voto, além do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), com 4,6%. Os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, e Helder Barbalho (MDB), do Pará, contam com 2,9% e 0,7%, respectivamente.
LEIA MAIS