18 de junho de 2025
- Publicidade -
Tudo Notícias

Marcas escuras em solo de Marte foram feitas por água?

Há anos, pesquisadores têm sugerido que faixas escuras na superfície de Marte teriam sido formadas por água líquida

Há anos, pesquisadores têm sugerido que faixas escuras na superfície de Marte teriam sido formadas por água líquida. (Foto: Reprodução/Nasa/JPL-Caltech/Universidade do Arizona)
- Publicidade -

Por anos, faixas escuras nas encostas e crateras de Marte tem intrigado cientistas. Para alguns pesquisadores, as “manchas” teriam sido formadas por água líquida, sugerindo que o planeta contaria com ambientes propícios para a existência de organismos vivos. Porém, um estudo publicado na revista Nature Communications trouxe uma nova luz sobre o fenômeno.

Marcas escuras em solo de Marte foram feitas por água?

De acordo com o estudo da Universidade Brown publicado na Nature Communications, as faixas escuras nas encostas de penhascos e paredes de crateras de Marte, na verdade, teriam sido causadas por vento e poeira.

LEIA TAMBÉM

Quais marcas de azeite tiveram a venda proibida?

Quais são as cinco cidades mais felizes do mundo?

A pesquisa, que analisou aproximadamente 500 mil formações sinuosas detectadas em imagens de satélite, afirma que marcas com aparência de fluxos líquidos surgiram a partir do processo de seca, o que corrobora a crença de que Marte é um planeta desértico e inóspito à vida.

“As minúsculas partículas de poeira podem criar padrões semelhantes a fluxos sem líquido. Esse fenômeno ocorre porque poeira extremamente fina pode se comportar de forma semelhante a um líquido quando perturbada — fluindo, ramificando-se e criando padrões semelhantes a dedos à medida que se move encosta abaixo”, declarou Adomas Valantinas, pesquisador de pós-doutorado em ciências planetárias na Universidade Brown e colíder do estudo.

“É semelhante a como a areia seca pode fluir como água quando despejada. Mas em Marte, as partículas ultrafinas e a baixa gravidade realçam essas propriedades fluidas, criando características que podem ser confundidas com fluxos de água, quando na verdade são apenas material seco em movimento”, completou.

- Publicidade -

LEIA MAIS

Quais os nomes mais escolhidos pelos brasileiros em 2024?

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.

Recomendado por Taboola

- Publicidade -
plugins premium WordPress