Na última sexta-feira (14), o presidente da Argentina, Javier Milei, realizou uma postagem que lhe colocou como alvo de mais de 100 processos na Justiça. O mandatário ‘hermano’ publicou no X o projeto de uma criptomoeda criada há poucos minutos, a $LIBRA, o ativo digital disparou e alcançou uma cotação satisfatória.
Acontece que, de maneira similar ao golpe de “rug pull”, o presidente deixou de afirmar que o token podia “estimular o crescimento econômico e financiar pequenos negócios” e retirou o tweet do ar para evitar especulação. O ativo perdeu a credibilidade e as perdas para investidores foi significativa; saiba se isso pode motivar o impeachment de Milei.
Milei vai sofrer impeachment?
Segundo Ariel Palacios da Globo News, a ação de Milei tem abalado a sua imagem. Ainda assim, o governo se mantém firme em dizer que o argentino não violou regra alguma, por se tratar de uma postagem na rede social, e não de um ato oficial enquanto presidente. Dessa forma, se torna difícil avaliar a possibilidade de impeachment.
Já para Luiz Megale, âncora da BandNews FM, a ação de Milei é algo muito grave, o que pode levá-lo até à cadeia. Nesse caso, como ele teria usado “os sapatos de presidente para promover uma fraude”, as chances de impeachment seriam ainda maiores.
O presidente argentino falou, em entrevista nessa segunda (17), que teria agido de “boa-fé” ao fazer a postagem, sem assumir envolvimento com os lucros milionários dos desenvolvedores ou com os prejuízos dos compradores.
LEIA MAIS
Quais os diferenciais do Grok 3? IA seria “a mais inteligente do mundo”
Alverca: Conheça time que Vinicius Junior comprou
O que é ‘rug pull’?
O “rug pull” é uma prática fraudulenta conhecida no mundo das criptomoedas, a tradução do termo seria equivalente ao “puxar o tapete” em português e funciona quando criadores de token ou projeto digital incentivam investidores a comprarem o ativo com promessas de retornos altíssimas.
Assim, ao atrair um público vasto, inflando o valor da moeda, os desenvolvedores vendem sua parte e abandonam o projeto. Os investidores em posse do ativo ficam no prejuízo, mas os fraudadores ganham sobre a alta artificial.
LEIA TAMBÉM