Um homem de 32 anos, suspeito de participação no assalto à agência da Caixa Econômica Federal de Itajubá no dia 22 de junho, foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) em Pouso Alegre (MG). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (28).
O suspeito é de São Paulo e teria atuado como “batedor” na ação criminosa. Ele dirigia na frente dos outros carros envolvidos no ataque, para verificar as possíveis barreiras policiais. O denunciado chegou a receber da Justiça a liberdade provisória dias depois do crime, mas a decisão foi revertida pelo MPF, que entrou com recurso.
Ele foi abordado pela Polícia Militar no dia 23 de junho, um dia após o ataque, em uma estrada rural entre os municípios de Cambuí (MG) e Consolação (MG). Após ser questionado pelos militares, acabou confessando sua participação no roubo. No dia do roubo à cidade, todos os criminosos conseguiram fugir do cerco policial, com exceção do investigado.
Um homem, de 43 anos, também foi preso no dia 25 de junho por participação no crime. Ele foi detido no Estado de São Paulo, após a Polícia Civil da capital paulista encontrar o esconderijo onde o bando armado teria guardado o armamento usado na ação. No local, foram localizados munições de fuzil, uma .30, coletes balísticos, capacete balístico, pistolas, glock com rajada, três AK 47 e armas calibre 12.
As investigações continuam para identificar outros participantes do ataque à Itajubá.
LEIA MAIS
Segue foragido o suspeito pelo assassinato de jovem em Ouro Fino
Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos presos por tráfico no litoral de São Paulo
Terror em Itajubá
Os moradores de Itajubá tiveram momentos de terror no dia 22 de junho de 2022. Um bando fortemente armado invadiu o município para explodir e assaltar uma agência da Caixa Econômica Federal. O “novo cangaço”, como esse tipo de quadrilha é chamada no país, tinha pelo menos doze criminosos no ataque à cidade.
A ação dos criminosos deixou quatro policiais feridos na cidade de Brazópolis e um universitário em Itajubá, que faleceu posteriormente de infarto no estado de São Paulo. Um policial atingido no ombro, passou por cirurgia.
Seis carros abandonados pela quadrilha foram apreendidos, três em Estiva, dois em Brazópolis e um em Itajubá. O bando chegou a deixar quatro explosivos na agência, desarmados pelo esquadrão antibombas do Bope.
No dia 24 de junho o governador Romeu Zema participou de uma reunião com as forças de segurança do Sul de Minas em Itajubá. Ele afirmou que foi a primeira ocorrência do tipo no estado em 2022.
LEIA TAMBÉM
Fábrica clandestina de produtos de limpeza é interditada em Pouso Alegre