Desde a última sexta-feira, pilotos que sobrevoam Porto Alegre (RS) têm relatado a observação de luzes “não identificadas” no céu da Capital Gaúcha. Pela quinta noite seguida, a Central de Controle do Aeroporto Salgado Filho recebeu um informe sobre o fenômeno. Na noite desta terça-feira (8), o comandante de uma aeronave avisou que via uma luz na linha do horizonte. “Uma luz avistada aqui”, diz um deles.
O controle orientou para que as equipes nas aeronaves, dentro da segurança, realizem as filmagens para que seja feita uma análise do “padrão de movimento do objeto avistado”. As luzes já foram avistadas em outros estados brasileiros, como Minas Gerais, Tocantins e Santa Catarina.
De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), “nos últimos dias, o controle do espaço aéreo ocorreu dentro da normalidade, não havendo registro de ocorrência aeronáutica no Estado do Rio Grande do Sul. Nenhum objeto desconhecido foi identificado pelos radares de defesa aérea”.
LEIA MAIS
Morre Gal Costa aos 77 anos. Cantora foi vítima de infarto
Famosos repercutem morte de Gal Costa; veja
QUAIS AS PROVÁVEIS CAUSAS?
Segundo Carlos Jung, coordenador do curso de Engenharia de Produção da Faccat (Faculdades Integradas de Taquara), diretor da Região Sul da Bramon (Brazilian Meteor Observation Network) e responsável pelo Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara (RS), em entrevista ao G1, sugeriu que o fenômeno seja causado pela luz. “Atribuo à reflexão difusa de luz entre nuvens em direção a Porto Alegre, que pode ser gerada por holofote de luz ou até algum objeto. Não é incomum”, disse ele.
Segundo Jung, a luz de algum equipamento, como um holofote, pode “rebater” nas nuvens, gerando o acender, apagar e os movimentos relatados.
Já o físico Felipe Ben, também ao G1, não se arriscou a opinar porque não tem dados suficientes para avaliar se as luzes podem ser originadas por algum fenômeno já conhecido, ou não. “Talvez com algumas imagens melhores, que dê para ver melhor o que está acontecendo. Eu não consegui identificar nada. Pelo menos, nada óbvio vem à cabeça”, conta.
Já o ufólogo Edison Boaventura Júnior disse ao G1 que contabilizou 115 avistamentos, em todo o país, de abril a outubro deste ano. Para ele, as luzes podem indicar a presença de fenômenos não identificados.
“Recebi informações que em Minas Gerais tem alguns casos e em algumas cidades do interior de São Paulo. No Sul, a partir de outubro, houve alguns relatos de pessoas que viram [ovnis] em solo e agora estes pilotos que observaram estes objetos”, comenta o ufólogo.
ENTENDA O CASO
Desde a última sexta-feira (4), pilotos que sobrevoavam Porto Alegre relatam o aparecimento de luzes desconhecidas. Uma conversa entre um piloto e a controladoria do aeroporto Salgado Filho foi gravada, viralizando nas redes sociais. Os internautas passaram a levantar a possibilidade das luzes serem de OVNIS e da presença de extraterrestres.
Naquela noite, entre 22h50 e 23h10, quatro voos comunicaram sobre as luzes estranhas no céu. Segundo todos os relatos, as luzes acendiam, se moviam e apagavam, mas não prejudicavam o tráfego.
Um vídeo chegou a ser gravado pela Central de Controle do Aeroporto Salgado Filho. Questionada pela imprensa sobre o assunto, a Fraport Brasil, administradora do Aeroporto Salgado Filho, respondeu que não registrou nada a respeito.
As companhias aéreas também não notificaram a Fraport sobre as luzes.
LEIA TAMBÉM
Coletânea reúne melhores músicas dos últimos 25 anos de FIFA