Uma nova medida sobre o monitoramento das movimentações por Pix havia sido anunciada pelo governo Lula. O objetivo era coibir grandes sonegadores, no entanto, pessoas físicas que fizessem transações pelo sistema de pagamentos e que somassem pelo menos R$ 5 mil por mês também poderiam cair na malha-fina a Receita. A mudança gerou críticas ao governo e foi tema de diversas notícias falsas, que confundiram ainda mais a população. No entanto, na tarde desta quarta-feira (15), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revogou a medida.
Monitoramento do Pix foi revogado?
O monitoramento do Pix foi revogado. A notícia foi dada durante uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira. “A instrução da Receita está revogada”, disse Haddad.
LEIA TAMBÉM
Quando sai o resultado da UFPA 2025?
Qual a diferença entre ‘alerta de perigo’ e ‘perigo potencial’?
Haddad também explicou que o presidente Lula (PT) vai editar uma medida provisória que garante a não tributação do Pix e o sigilo na forma da legislação aplicada.
Hamas e Israel chegaram a acordo de paz?
De acordo com informações da mídia internacional, Israel e Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo, negociado no Qatar, e falta somente um anúncio formal para torná-lo oficial. Com isso, ambos os lados serão beneficiados com algumas exigências, mas quem mais sai ganhando é a população, que celebrou o tratado tanto em Tel Aviv como em Gaza.
Segundo informações da Associated Press, o acordo foi negociado em duas fases, com a primeira delas já entrando em prática. Inicialmente, 33 reféns mantidos pelo Hamas e seus aliados seriam libertados e, em troca, Israel libertaria centenas de prisioneiros palestinos. Além disso, os civis da Palestina poderiam retornar livremente para o Norte do território do país e um maior fluxo de ajuda humanitária seria enviado.
LEIA MAIS
Guerra na Faixa de Gaza acabou?