Caroline Mayorga, de 30 anos, teve que ser internada em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva), no Hospital São Luiz, em São Paulo, depois de ter sido diagnosticada com infarto pulmonar. Ela foi ao hospital com fortes dores e acreditava que a causa eram gases.
“Na noite de 24 de novembro, uma sexta-feira, eu estava em casa assistindo a TV, fazendo brownie para a minha sobrinha. Por volta das 21h30, comecei a sentir umas dores que eram como pontadas no lado esquerdo da costela e entre o ombro e o pescoço. Como se fossem dores de gases. Essas dores continuaram, e resolvi deitar para ver se passava”, disse ela em entrevista ao g1.
“Por volta de 1h, na madrugada de sábado, 25 de novembro, essa dor era tão forte, que me acordou. Realmente achei que eram gases. Comecei a pesquisar o que podia fazer para curar isso. Tomei laxante, ibuprofeno, água e chá”, afirmou.
“Acordei umas 8h30, e achei estranho, porque a dor não tinha passado. Estava há quase 12 horas com a mesma dor. Decidi ir para o hospital, porque estava me atrapalhando, e eu tinha compromisso.”
Ao chegar no hospital, Caroline achou que seria medicada e liberada em seguida, mas o diagnóstico a assustou.
“Passei por uma triagem. A médica me deu remédios para dor e pediu alguns exames: sangue, urina e tomografia do tórax e abdômen. A dor não passava, só piorava. Fiz todos os exames, e a médica me chamou de volta. Ela me falou que eu estava com um infarto pulmonar bilateral. O protocolo era me internar direto na UTI. Fiquei seis dias no hospital.”
Caroline Mayorga recebeu alta médica em 30 de novembro, mas segue fazendo o tratamento com anticoagulante. Ela contou que precisou tomar morfina no hospital e que o uso de anticoncepcional pode ser uma das causas do infarto pulmonar.
LEIA TAMBÉM
Nova onda de calor eleva temperaturas no interior de SP; veja máximas
Veja qual é o novo valor da passagem do metrô
O infarto pulmonar é tratado como uma consequência de uma embolia pulmonar. E ao ter uma embolia, o êmbolo pode obstruir um vaso sanguíneo. O vaso obstruído não consegue levar sangue para as regiões que ele alimenta e a região necrosa, causando um infarto pulmonar.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE INFARTO PULMONAR?
falta de ar;
dores nas costas;
e estrias de sangue no escarro.