Nepomuceno (MG) recebe na próxima segunda-feira (20) o Dia de Campo Sobre Soluções Para a Cultura do Café no Sítio Refazenda, a partir de 8h, com pesquisadores da EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais).
O projeto busca a identificação de variedades mais adequadas às diversas condições de clima, solo e relevo, em 41 municípios de diferentes regiões de Minas Gerais. O objetivo da ação, é monitorar o comportamento de 16 cultivares de café e recomendar as mais adequadas aos cafeicultores, com base em aspectos como produtividade, precocidade e qualidade, dentre outros.
Os pesquisadores da EPAMIG farão nesse dia a avaliação regional na recomendação de cultivares de café. A programação ainda conta as palestras “Uso de insumos biológicos na cafeicultura”, “Plantas de cobertura e seus benefícios para a cultura do café” e “Portfólio Nutrien”, comandadas por profissionais da Nutrien Soluções Agrícolas, da Ihara e Altech.
LEIA TAMBÉM
Em Itajubá, Governo de Minas anuncia R$ 82 milhões de investimentos em inovação
42% dos universitários da UNIFAL têm 30 anos ou mais
“Em uma mesma região podemos encontrar diferentes condições de altitude, pluviometria, temperatura e outras mais, que interferem no desempenho final da cultivar. Com este projeto queremos chegar a indicações mais precisas que permitam ao produtor comparar as condições da propriedade e ter uma opção mais adequada no momento do plantio ou da renovação da lavoura”, explica o pesquisador Gladyston Carvalho, coordenador do trabalho.
O projeto, conta com o apoio do Consórcio de Pesquisa Café e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) em parceria com a Federação dos Cafeicultores, e do Sul de Minas, em parceria com a Cooxupé.
LEIA MAIS