Em Varginha, no Sul de Minas, o Pace (Posto Avançado de Coleta Externa) da Fundação Hemominas, começa a realizar a coleta de sangue nesta quarta-feira (11). O posto foi inaugurado mediante cooperação entre a Prefeitura de Varginha e a fundação em 15 de dezembro do ano passado.
Neste primeiro momento da operação do Pace Varginha, as equipes responsáveis estão recebendo o contato de interessados em doar sangue através do WhatsApp (35) 9 9734 9458. Ainda, é possível fazer o cadastro através do portal da Fundação Hemominas ou pelo aplicativo disponível para Android e IOS, MG App – Cidadão.
LEIA TAMBÉM
Ufla: pesquisa permite regulamentação do quejjo de casca florida
IF Sul de Minas tem pós gratuita em Informática na Educação
Segundo a Fundação, as doações de sangue poderão ser feitas às quartas-feiras, mas a expectativa é que, após o início das operações em Varginha (MG), a coleta seja realizada em mais dias da semana.
De acordo com Janaína Vieira Picheli, enfermeira técnica da Hemominas em Varginha, a equipe da Prefeitura, com 15 técnicos treinados pela Fundação, está pronta para receber os doadores de sangue.
“Teremos capacidade de coletar entre 45 e 50 bolsas de sangue por dia. O material seguirá para Poços de Caldas onde vai passar pelo processamento e depois as bolsas serão encaminhadas às agências transfusionais do município”, explica Janaína.
O Pace Varginha atende na avenida Maria Rezende Braga, 55, no bairro Vila Verde.
PACE
O Posto Avançado de Coleta Externa possui estrutura similar a uma unidade de coleta da Hemominas e funciona em datas e horários pré-definidos, entre duas ou quatro vezes a cada mês.
De acordo com a Hemominas, o Pace é implantado através de um termo de cooperação entre a Fundação Hemominas e as prefeituras de municípios que tenham população total com mais de 50 mil habitantes.
COMO DOAR SANGUE
Com o período de férias e festas de final de ano, a procura por sangue é maior devido a acidentes de trânsito. Segundo a Hemominas, cada doador pode salvar até quatro vidas. Para doar sangue, confira o site da Fundação Hemominas.
Para ser um doador de sangue é preciso:
Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que jovens de 16 e 17 anos só poderão doar se acompanhados do responsável legal ou portando autorização formal com assinatura e xerox do documento do responsável. Já pessoas com 61 anos ou mais só poderão doar se tiverem realizado pelo menos uma doação anterior (levar comprovante no dia da doação);
Ter e estar com boa saúde;
Ter dormido bem na noite anterior à doação;
Ter se alimentado, não estar em jejum;
Pesar mais de 50 Kg;
Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
Não ter sido exposto à situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
Não ter se submetido a exame de endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, Fibronasolaringoscopia ou artroscopia nos últimos 6 meses;
Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e piercing nos últimos 6 meses;
Não estar grávida ou em período de amamentação;
Para a mulher a menstruação ou o uso de pílula anticoncepcional não impedem a doação;
Não apresentar ferimento ainda não cicatrizado;
Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
Informar o uso de medicamentos e outras condições clínicas;
Homens podem fazer até quatro doações no período de um ano com intervalo mínimo de dois meses (60 dias) entre uma doação e outra;
Mulheres podem fazer até três doações no período de um ano com intervalo mínimo de 3 meses (90 dias) entre as doações;
Quem tomou a vacina de febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer doação de sangue.
Ainda, no ato da doação é obrigatória a apresentação de documento original de identidade com foto, dentro do prazo de validade, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Trabalho, Habilitação, Conselho de Classe ou Certificado de Reservista).
LEIA MAIS