Uma nova onda de calor deve elevar as temperaturas no Brasil ao longo dos próximos dias. Segundo a Climatempo, uma massa de ar quente e seco vai se estabelecer sobre o país, trazendo altas máximas para a região Centro-Sul entre os dias 2 e 12 de setembro.
“É possível que em algumas áreas o calor ainda persista até meados da segunda quinzena do mês”, acrescenta a agência.
Nova onda de calor vai ser mais forte do ano?
Segundo a Climatempo, a previsão é que a mudança de temperatura supere as já registradas no primeiro semestre de 2024, configurando a onda de calor mais intensa do ano.
“Em termo de duração e de temperaturas, os limiares podem extrapolar em muitas cidades, principalmente do interior do país”,
informou o órgão.
LEIA TAMBÉM
Qual é a cidade mais populosa do estado de SP?
Qual é o número de habitantes de São Paulo?
Quais estados serão afetados?
São Paulo
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Mato Grosso do Sul
Mato Grosso
Goiás
Tocantins
Pará
Rondônia
Previsão para SP
Durante esse período, a expectativa é que algumas áreas do Sudeste batam os 40° C. A cidade de São Paulo, por exemplo, poderá ter calor de 34°C a 36°C.
Ainda segunda a Climatempo, os dias de calor extremo terão índices muito baixos de umidade do ar, similares aos de regiões desérticas. Por isso, a empresa de meteorologia alerta para o risco de queimadas no Brasil Central.
A agência explica que ondas de calor são comuns em setembro, principalmente em áreas do Brasil Central e no Centro-Oeste.
“Mas nos últimos anos elas têm ficado cada vez mais intensas, mais precoces e mais longas também”,
diz a empresa.
LEIA MAIS