A quinta-feira (8) começou com a expectativa de que o novo papa da Igreja Católica seja anunciado. Logo pela manhã, os 133 cardeais votantes realizaram mais dois escrutínios. Porém, por volta das 7h, a fumaça que saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, tinha a cor preta, indicando que novas votações ainda devem ocorrer. Mas, afinal, o que acontece após o fim do conclave?
O que acontece após o fim do conclave?
Após um cardeal obter dois terços dos votos, ele é abordado pelo decano do Colégio Cardinalício, neste caso o cardeal Giovanni Battista Re, com as seguintes perguntas: “Aceita sua eleição canônica para Sumo Pontífice?” e “Como deseja ser chamado?”. Caso o cardeal mais votado aceite, ele passa a ser papa e bispo de Roma.
Em seguida, o eleito é levado para a Sala das Lágrimas, onde veste a batina branca papal, e é encaminhado até a Basílica de São Pedro. Na sacada central, o cardeal protodiácono anuncia para o público “Habemus Papam!” (“Temos um Papa!”) e revela tanto o nome de batismo do pontífice quanto seu nome papal.
Por fim, o novo papa aparece pela primeira vez diante do público na Praça de São Pedro e oferece a bênção apostólica, marcando o início do seu pontificado.
LEIA TAMBÉM
Qual é o salário das vagas do concurso do Ibama?
O que significa a fumaça preta no conclave?
Quando sai a terceira fumaça?
A quarta votação do conclave deve ocorrer por volta das 12h30, mas só haverá fumaça se o papa tiver sido eleito. Já às 14h deve acontecer um novo escrutínio, quando há previsão de que a terceira fumaça saia da chaminé.
LEIA MAIS