A primeira urna da eleição dos EUA mal abriu e já fechou, nesta terça-feira (5), na pequena comunidade de Dixville Notch, no estado de New Hampshire. Com apenas seis eleitores registrados, o resultado logo foi divulgado: três votos para os democratas e três para os republicanos. Como já sugeriam as pesquisas, o empate tem ditado o clima da disputa entre Kamala Harris e Donald Trump no pleito e, com isso, muitos têm se perguntado o que aconteceria caso esse cenário se concretizasse.
O que acontece se Kamala e Trump empatarem na eleição dos EUA?
Caso a eleição nos EUA acabe empatada será acionada a 12ª Emenda da Constituição, o que fará com que ela seja decidida pela Câmara. Neste caso, cada estado terá direito a um voto, independentemente do seu tamanho. Entretanto, quem votaria seriam os novos deputados eleitos.
Com isso, o candidato que tiver maioria na Câmara será eleito. Já o vice-presidente dependerá dos votos do Senado.
Uma vez que o país tem 50 estados, em caso de um novo empate, as negociações e votações seguiriam até o fim do impasse. Além disso, um presidente interino poderia ser nomeado se a situação fosse prolongada até o dia da posse.
LEIA TAMBÉM
Como renegociar as dívidas nos Correios?
Quando começa a ser pago o Pé-de-Meia Licenciaturas?
Empate é possível?
Existe uma pequena chance de que Kamala Harris e Donald Trump terminem empatados na eleição presidencial, com cada um conquistando 269 dos delegados norte-americanos. Para ser eleito, o candidato vencedor deve conquistar 270 dos 538 delegados. Entenda:
Acontece que cada um dos 50 estados norte-americanos possui um determinado número de delegados, cujos votos são norteados pelo voto da população. Ou seja, o candidato mais votado em um estado ganha todos os delegados daquela região, ainda que vença apenas por um voto de diferença.
Vale mencionar que o número de delegados por estado é estabelecido de acordo com fatores como tamanho da população e o total de representantes no Congresso.
LEIA MAIS