Na tarde desta sexta-feira (9), um avião ATR-72 da companhia aérea Voepass, a antiga Passarelo, caiu em Vinhedo (SP). Todas as 62 pessoas que estavam a bordo morreram, o que faz deste o maior acidente aéreo brasileira desde 2007, quando a queda do voo TAM 3054 resultou em 199 vítimas fatais.
O que aconteceu com o avião de Vinhedo?
Segundo especialistas, o avião ATR-72 pode ter caído em Vinhedo por causa da formação de gelo nas asas da aeronave. Porém, os fatores que motivaram o acidente ainda serão investigados e o relatório final pode levar anos para ser concluído, dependendo do estado da caixa-preta e dos sistemas de voo.
Ao GloboNews, o especialista em segurança aérea e mecânico de aviação Lito Souza disse que a aeronave tinha equipamentos para evitar o acúmulo de gelo. Porém, caso tenha ocorrido uma falha na operação ou no funcionamento, cristais poderiam se acumular sobre as asas do ATR-72, prejudicando a capacidade de voo.
LEIA TAMBÉM
Onde fica a cidade de Vinhedo?
“O ar começa a turbilhonar e o coeficiente de sustentação da asa diminui. Esse é o perigo”,
explicou o especialista.
O engenheiro aeronáutico e professor de transporte aéreo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Geraldo Portela, afirma que ainda é cedo para identificar as causas do acidente aéreo. Porém, confirma que a formação de gelo pode resultar na queda de aeronaves.
“A asa tem um perfil aerodinâmico e o acúmulo de gelo lá no ponto de ataque, geralmente, na frente da asa pode fazer com que esse avião perca as características aerodinâmicas que ele tem e torná-lo mais difícil de voar. Portanto, se ele estiver em velocidade mais baixa, pode ser que ele caia. Agora, o que que levou isso daqui?”, falou Portela.
LEIA MAIS