Mais um susto aéreo foi registrado no Brasil nesta segunda-feira (12). Durante a tarde, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), precisou fechar para pousos e decolagens depois que um Boeing 737-4, cargueiro, da empresa Modern Logistics, prefixo PP-YBB, precisou fazer um pouso de emergência. Ninguém ficou ferido.
O que aconteceu no aeroporto de Viracopos?
Após aterrissr, a aeronave segue na pista, interditando o aeroporto. Segundo a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o terminal, o avião teve o pneu estourado ao decolar do aeroporto por volta das 12h32 desta segunda-feira e realizou procedimento para queimar o combustível durante cerca de duas horas.
Após o piloto declarar emergência, o pouso ocorreu por volta das 15h31. Durante a aterrisagem, outro pneu foi estourado e o trem de pouso foi danificado.
A Concessionária afirma que a situação está sendo avaliada no momento e os voos estão sendo alternados para outros aeroportos. Ainda não há previsão sobre o horário de liberação da pista.
Em nota, a empresa proprietária do avião informou que o retorno ao terminal foi feito por decisão da tripulação, após ser constatado um problema técnico.
“A decisão foi tomada de forma segura e dentro de todas as normas de aviação. A aeronave em questão pousou por volta das 15:30 e já se encontra de volta ao aeroporto de Viracopos”, conclui a nota da Modern Logistics.
Entenda o trajeto do cargueiro
O site Flightradar, que monitora voos em mais de 150 países, registrou todo o trajeto. A aeronave decolou de Viracopos às 12h30. Quando o avião estava sobre Belo Horizonte, em Minas Gerais, por volta de 40 minutos de tempo de voo, os pilotos iniciaram uma curva para o retorno.
A chegada da aeronave em Campinas aconteceu por volta de 13h50, mas o avião teve que ficar no ar gastando combustível até 15h30, quando o pouso foi realizado.
LEIA MAIS