Neste fim de semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou um ataque contra instalações nucleares do Irã, provocando forte reação de líderes internacionais. Após a ofensiva, o líder supremo iraniano, Ali Khamenei, enviou uma mensagem aos EUA por meio das redes sociais.
O Irã confirmou que suas instalações nucleares foram atingidas, mas contestou as declarações de Donald Trump, que afirmou que os ataques destruíram completamente os três complexos. As autoridades iranianas rebateram a versão do presidente e minimizaram os danos causados.
LEIA MAIS
Brasileira desaparecida em vulcão na Indonésia foi encontrada?
O que Ali Khamenei, líder supremo do Irã, falou sobre ataque dos EUA?
Neste domingo (22), o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, publicou no X (antigo Twitter) uma imagem de um crânio sobre prédios em chamas. Na legenda, escreveu “A Punição Continua – O inimigo sionista cometeu um grande erro, cometeu um grande crime; ele deve ser punido e está sendo punido; ele está sendo punido agora mesmo”.
Ainda no domingo, o Parlamento iraniano informou que encaminhou ao Conselho Supremo de Segurança Nacional a proposta de fechamento do Estreito de Ormuz. A medida foi tomada após os Estados Unidos declararem apoio a Israel. O possível bloqueio do canal, uma das principais rotas do comércio de petróleo no mundo, pode ter impactos econômicos significativos.
Durante um encontro com o chanceler iraniano Abbas Araqchi, nesta segunda-feira (23), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, comentou os bombardeios realizados pelos Estados Unidos. “A situação internacional atual está mudando de forma dinâmica. Podemos ver como a situação no Oriente Médio se agravou drasticamente. Estados de fora da região também estão sendo envolvidos no conflito. Tudo isso está levando o mundo a um caminho extremamente perigoso”, pontuou.
LEIA TAMBÉM