27 de março de 2025
- Publicidade -
Tudo Notícias

O que as farmácias fazem com o CPF?

Redes de farmácias conhecidas passaram a ser alvo de investigação devido ao tratamento de dados sensíveis, reacendo o questionamento

CPF em farmácias
CPF normalmente é associado a programas de descontos (Foto: Reprodução)

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) notificou a rede de farmácias RaiaDrogasil acerca da fiscalização do uso de dados pessoais sensíveis dos consumidores. À primeira vista, o que veio na cabeça dos clientes é o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), documento solicitado sempre que se faz uma compra para obter um desconto.

Os fins para os quais são utilizados esses números são discutidos há muito tempo e, diante da decisão da ANPD, o assunto reacendeu. Afinal, para que as farmácias pedem o CPF? Confira:

O que as farmácias fazem com o CPF?

A maior parte das farmácias que solicitam o CPF, alegam que a finalidade principal é o desconto. No entanto, como esclarece a jornalista Amanda Rossi, em um podcast do UOL, o desconto aliado a esse documento não é real. “O preço mais próximo do real é aquele que você paga depois que você dá o CPF”, falou.

De acordo com algumas reportagens e até mesmo a autoridade que instaurou o processo administrativo, a suspeita maior é de que os dados de saúde inferidos pelo histórico de compras associado ao seu CPF, seja usado para alimentar empresas como a RD Ads.

A RD Ads é subsidiária do Grupo RaiaDrogasil, e se destaca como uma empresa voltada ao direcionamento da propaganda para públicos específicos. Esses dados farmacêuticos auxiliariam no impulsionamento das propagandas de saúde que são o nicho da empresa.

LEIA MAIS

Por que o Pix está fora do ar hoje?

- Publicidade -

Quem é Afonso Motta, deputado citado em inquérito da PF?

É perigoso dar o CPF nas farmácias?

Não é possível afirmar com precisão se ceder o seu número de CPF a uma farmácia oferece algum tipo de perigo. No entanto, dada as atuais circunstâncias e investigações em andamento, alguns não se sentem completamente seguros em ceder esse dado.

Mesmo que você já tenha cedido o seu CPF e, agora, não queira que seus dados sejam comprometidos, é possível pedir para que a rede apague seus dados. A solicitação pode ser feita em loja física ou online, e o consumidor é amparado pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que diz ser seu direito a decisão de manter esses dados na base de farmácias, exceto se o dado envolver medicamento que precisa de receita médica.

- Publicidade -

Outro lado

Em nota, a Rede RaiaDrogasil informou:

Todas as informações são protegidas por um sistema seguro e a identificação pessoal é uma opção do cliente. A empresa permanece à disposição da ANPD para os esclarecimentos que a agência considerar necessários

LEIA TAMBÉM

O que aconteceu com a mulher que fez bolo envenenado?

Compartilhe:
Janaína Boaventura, com supervisão da redação
Estagiária no Tudo EP e no ACidade ON, é graduanda em Estudos Literários. Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress