São Paulo é o estado que concentra a maior parte dos casos de febre amarela registrados ao longo das primeiras semanas de 2025, de acordo com nota do Ministério da Saúde. São Paulo também é o estado no qual ocorreram todos casos fatais de febre amarela em 2025, com cinco ocorrências confirmadas até o momento.
O que é febre amarela?
A febre amarela é uma doença infecciosa, causada por um vírus transmitido por mosquitos, de evolução abrupta e sua gravidade é variável. No entanto, em suas formas graves, pode levar a pessoa à morte. A transmissão da doença pode ocorrer por dois ciclos (urbano e silvestre):
Ciclo urbano: a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados.
Ciclo silvestre: os transmissores são mosquitos com hábitos predominantemente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes.
LEIA TAMBÉM
Por que Alok está sendo processado?
Que horas é Prova do Anjo do BBB 25 neste sábado?
Vacina contra febre amarela
A principal forma de prevenção contra a doença é a vacinação. O imunizante faz parte do calendário básico de vacinação para crianças de nove meses a menores de cinco anos, com uma dose de reforço aos quatro anos de idade. A vacina de febre amarela também está prevista em dose única para pessoas de cinco a 59 anos que ainda não foram imunizadas.
De acordo com o Ministério da Saúde, “O estoque de vacinas no Brasil está regular, com envios sendo realizados conforme as solicitações dos gestores estaduais, responsáveis pela distribuição aos municípios”. Em 2024, a pasta distribuiu 20.882.790 doses do imunizante contra a febre amarela. Este ano, foram enviadas 3.201.800 doses.
LEIA MAIS
Quais os sintomas da febre amarela?