11 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

O que é “cacau alucinógeno”? Tendência entre jovens em festas viraliza nas redes sociais

Nos rituais em que a bebida é servida, as pessoas são convidadas a entrar em um estado meditativo após ingerir o líquido

 

 

Recentemente, um vídeo de uma festa realizada no Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro, ganhou destaque on-line devido ao consumo de “cacau alucinógeno” em conjunto com músicas xamânicas. A publicação, que ultrapassou a marca de seis milhões de visualizações nas redes sociais, despertou a curiosidade de muitos internautas. Alguns até pensaram que se tratava de uma encenação. Entretanto, a realidade é que essa cerimônia, enraizada na cultura ancestral de povos das Américas Central e do Sul, está encontrando adeptos mesmo em pleno 2023. 

Nas plataformas de redes sociais, é possível achar terapeutas holísticos que oferecem cursos sobre o “Ritual de Consumo de Cacau Puro”. De acordo com esses especialistas, a utilização regular do cacau puro possui dois objetivos principais: auxiliar na eliminação de toxinas do corpo e facilitar o processo de autoconhecimento. 

Durante os rituais em que a bebida é servida, os participantes são convidados a entrar em um estado meditativo após consumirem o líquido. Devido à sua riqueza em teobromina, uma substância química que é prima da cafeína, o cacau atua diretamente no sistema nervoso central, promovendo uma sensação de serenidade. Diferentemente da cafeína, que é conhecida por ser estimulante, a teobromina provoca um efeito relaxante, melhora o humor e amplia a vasodilatação.  

 

LEIA TAMBÉM 

Aliados de Bolsonaro são alvos de operação da Polícia Federal 

- Publicidade -

Polícia Federal indicia 40 pessoas por garimpo ilegal em Roraima

Pedro Belini, um jovem que participou de uma dessas festas em maio deste ano, compartilhou a experiência detalhada, que incluiu uma sessão de respiração guiada. De acordo com Belini, o propósito desse ritual é “baixar a frequência da mente e sintonizar-se a uma vibração mais elevada”, preparando assim o corpo para a cerimônia com o cacau. A “saudação ao cacau puro” foi acompanhada por um conjunto de músicas envolventes de natureza tribal e xamânica, tocadas por três horas. Segundo Belini, o alimento foi capaz de amplificar a sensibilidade aos sons, às pessoas e ao toque, além de induzir sensações de alegria e êxtase. 

 

LEIA MAIS 

- Publicidade -

Alexandre de Moraes determina que redes sociais enviem posts de Bolsonaro à PGR

Compartilhe:
Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress