Na tarde desta terça-feira (1), mísseis disparados pelo Irã foram interceptados pela defesa aérea de Israel rumo à cidade de Tel Aviv, uma das mais importantes do país. A tecnologia responsável pela realização dessa operação é conhecida como “Domo de Ferro”, utilizada para interceptar mísseis de curto alcance que, de acordo com o governo israelense, tem uma taxa de sucesso superior a 90% .
O que é domo de ferro de Israel?
A tecnologia é fabricada em Israel, com apoio dos EUA, e consiste em lançar mísseis balísticos para interceptar e explodir projéteis lançados por inimigos, ao se aproximarem do espaço aéreo do país. Um cálculo é realizado com o objetivo de identificar a trajetória do artefato inimigo e determinar se alguma área urbana está em sua alça de mira. Além disso, a ferramenta é móvel e pode ser transportada e instalada em qualquer veículo militar, podendo ser utilizada apenas contra foguetes de curto alcance ou drones.
LEIA TAMBÉM
Que tal um roteiro temático no Dia Internacional do Café?
Em qual site posso ver as fotos da festa do Diddy?
Quais países possuem o domo de Ferro?
Atualmente, diversos países do mundo possuem tecnologias de defesa antiaérea, incluindo o Brasil. Porém, a quantidade de nações diminui bastante ao se tratar de sistemas complexos como o Domo de Ferro, restringindo-se apenas a países muito fortes militarmente ou que enfrentam iminemtes ameaças de ataques. Veja a lista:
- Estados Unidos
- Rússia
- China
- Reino Unido
- Itália
- França
- Israel
- Irã
- Índia
- Japão
- Taiwan
- Coreia do Sul
- Emirados Árabes Unidos
- Turquia
- Arábia Saudita
LEIA MAIS