Passadas as festividades de fim de ano, o mês de janeiro começa sem muitos feriados nacionais, com exceção do dia 1º, mas há datas significativas para quem segue o catolicismo. O calendário litúrgico da Igreja Católica marca o dia 6 de janeiro, que neste ano cai em uma segunda-feira, como o Dia de Reis.
A data é marcada por celebrações como a Folia de Reis, ou Reisado, e pela tradição de desmontagem da árvore de Natal. Confira o que essa data significa para os católicos:
O que é o Dia de Reis?
O Dia de Reis, celebrado 12 dias após o nascimento de Jesus de Nazaré, é uma data em que há uma festa católica que relembra a viagem dos reis magos ao encontro do recém-nascido. Na época do nascimento de Cristo, segundo a Bíblia, eles teriam sido guiados pela Estrela de Belém até o estábulo onde estava a sagrada família para prestar culto e presenteá-lo.
Como esse acontecimento é apontado como a primeira aparição de Jesus Cristo, ganhando o nome de Solenidade da Epifania do Senhor, o dia 6 de janeiro também sinaliza o encerramento dessa Epifania.
LEIA MAIS
Até quando as inscrições para o concurso da Embrapa foram prorrogadas?
Como conseguir desconto no IPVA 2025?
Por que tem que desmontar a árvore de Natal no Dia de Reis?
Segundo a tradição católica, o Dia de Reis também marca o fim do período natalino, portanto, é nessa data que são desmontadas as decorações relacionadas a essa época do ano como o presépio e a árvore de Natal.
LEIA TAMBÉM
Onde a passagem ficou mais cara?