Nesta semana, o Irã declarou que bloqueará o Estreito de Ormuz caso os Estados Unidos apoiem Israel nos conflitos. A medida pode impactar diretamente o transporte global de petróleo, já que o estreito é a principal rota marítima utilizada por petroleiros em todo o mundo.
O que é o Estreito de Ormuz?
O Estreito de Ormuz é uma das rotas marítimas mais importantes para os exportadores de petróleo, uma vez que é a única saída do Golfo Pérsico, um braço de mar localizado no Oriente Médio. O ponto estratégico é controlado pelo Irã e de extrema importância para o comércio da região. Aproximadamente 21% do petróleo do planeta passa por lá.
Caso o estreito seja fechado, o comércio global sofrerá um enorme impacto. Desta forma, a decisão poderá provocar uma disparada no preço do barril de petróleo, que afetará, portanto, todo o mundo.
LEIA TAMBÉM
Quanto rende R$ 230 milhões, prêmio da Quina de São João?
Quais cidades do RS tiveram alagamentos?
Por que o Irã ameaça fechar o Estreito de Ormuz?
O irã ameaçou fechar o Estreito de Ormuz caso os Estados Unidos entrem na guerra ao lado de Israel. Segundo o paramentar, no momento, o estreito não será fechado. Apesar disso, a República Islâmica do Irã afirmou que apenas manterá a liberdade de navegação caso os interesses estratégicos do país não estejam em risco.
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, afirmou que, dentre duas semanas, decidirá se participará ou não do conflito entre os países. A entrada do país norte-americano na guerra poderá contribuir para danos maiores no combate.
LEIA MAIS
Início do inverno: como a estação mais fria do ano impacta as lavouras