O inverno começa às 17h50 desta quinta-feira (20). No mesmo dia, também acontece o solstício de inverno no Hemisfério Sul e de verão no Hemisfério Norte. Trazendo consigo mudanças significativas na duração dos dias e noites, o evento marca a transição das estações.
O que é o fenômeno do solstício?
O solstício de inverno marca o começo da estação com a noite mais longa do ano, enquanto no de verão há o dia mais longo. De acordo com o Observatório Nacional, a palavra tem origem no latim e significa “sol parado”. Isso porque, ao observar o Sol, os astrônomos antigos perceberam que a posição do astro ao meio-dia variava até atingir um ponto máximo, quando ele parecia “parar”.
“As estações do ano acontecem devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao seu plano de órbita e também devido à sua translação em torno do Sol. O início das estações do ano está associado aos solstícios (inverno e verão) e aos equinócios (outono e primavera)”, explica a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.
LEIA TAMBÉM
Fundo eleitoral: quanto cada partido recebe?
Como será o inverno de 2024 em SP?
Segundo a Climatempo, São Paulo pode ter recorde de maior temperaturas em junho, na primeira semana de inverno. Com isso, as máximas devem variar de 29ºC a 30°C e a secura também deve continuar.
Além disso, a formação e gradual intensificação de um novo episódio da La Niña vai influenciar o padrão de temperatura e precipitação ao longo do inverno, principalmente a partir de agosto.
LEIA MAIS
Brasil registra dois terremotos em menos de 11 minutos