O termo pickpocket se popularizou com o aumento dos roubos e furtos nas cidades turísticas da Europa. Com o alto número de visitantes, cresceu também a criminalidade nesses países e os turistas, que andam desatentos, acabam sendo vítimas de ataques em grupo.
Os criminosos abordam as pessoas com uma conversa que parece inocente, mas isso é apenas distração para que eles furtem os pertences da vítima sem que sejam percebidos.
O que é pickpocket?
O termo se refere aos batedores de carteira europeus. Ele se popularizou no ano passado, quando uma italiana avisava turistas sobre os possíveis furtos, dizendo “attenzione, pickpocket!“. Em uma tradução livre para o português, seria algo como “cuidado, batedores de carteira”. Agora, com a disputa dos Jogos Olímpicos em Paris, a cidade se tornou a preferida desses criminosos.
O vídeo mais recente é de um brasileiro na França que reage à ação dos pickpockets. Ele intimida os possíveis batedores, alerta as pessoas no entorno e ainda ameaça um deles com uma garrafa de vidro na mão.
LEIA TAMBÉM
Quem é o namorado de Duda Lisboa?
Quando serão as próximas competições da Rebeca Andrade?
Como Surgiu?
Apesar do sucesso recente, a iniciativa do “Attenzione pickpocket!” começou anos atrás, em 2019, no Facebook. Na rede social, a página se descrevia como um grupo de voluntários que busca evitar furtos e recuperar carteiras roubadas.
Para isso, eles compartilham imagens dos supostos ladrões em seus perfis, mas foram os vídeos com a voz de uma italiana gritando diretamente com essas pessoas que ultrapassam mais de 1 milhão de visualizações cada, se tornando virais.
Diante da repercussão, a conta oficial compartilhou uma publicação afirmando que acha “inapropriado” utilizar o áudio com outras intenções. “Acho inapropriado usar meu áudio para fins políticos ou pessoas se passando por batedores de carteira. Grito para alertar os cidadãos e turistas sobre a circulação de pessoas que fazem parte de uma organização criminosa”, escreveu.
LEIA MAIS
Quando sai o resultado da OAB 41º?