Há uma semana, o acidente de avião de Vinhedo matou 62 pessoas. A perícia avançou na investigação e, ao que parece, a maior parte das vítimas se encontrava na posição de brace.
Mauricio Freire, diretor do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), deu essa informação em coletiva de imprensa, nesta quinta (15). Ele ainda explicou o que isso indica:
O que é posição de brace?
A posição de brace é quando a pessoa tem a cabeça entre os joelhos e abraça as pernas. Considerada uma posição de segurança, ela ajuda a diminuir impactos em casos de aterrissagem forçada, mas esse não foi o caso da aeronave da Voepass.
Grande parte das vítimas encontradas estava com as mãos preservadas. Eu não sei se houve um comando da tripulação de que estavam em emergência ou se as pessoas perceberam, com essa queda acentuada, mas muitos corpos estavam naquela posição [de “brace”], o que não aconteceu na TAM. [Naquele caso,] eles estavam na posição normal, quando a aeronave entrou no prédio
esclareceu Mauricio Freire
LEIA MAIS
Vítimas do acidente aéreo de Valinhos
O IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo informou, nesta quinta-feira (15), que identificou os corpos de todas as 62 vítimas do acidente aéreo com o avião da Voepass. A aeronave caiu na última sexta-feira (9), em Vinhedo (SP), e não deixou sobreviventes. Até o momento, 42 corpos foram liberados aos familiares.
*Com informações de Agência Brasil
LEIA TAMBÉM