- Publicidade -

O que Lula disse para Macron em encontro?

Presidente brasileiro está em Paris, na França, em agenda oficial, e participou de coletiva de imprensa nesta quinta-feira (5)

compartilhar

Após se reunir com o presidente da França, Emmanuel Macron, nesta quinta-feira (5), em Paris, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu apoio do mandatário francês para um acordo entre a União Europeia e o Mercosul.

O que Lula disse para Macron em encontro?

Em entrevista coletiva, Lula lembrou que o Brasil assume a presidência do bloco sul-americano no próximo semestre, para um mandato de seis meses.

- Publicidade -
- Publicidade -

“Quero lhe comunicar que não deixarei a presidência do Mercosul sem concluir o acordo com a União Europeia”, disse, ao se dirigir diretamente a Macron.

“Portanto, meu caro, abra o seu coração para a possibilidade de fazer esse acordo com o nosso querido Mercosul”, completou Lula. “Essa é a melhor resposta que nossas regiões podem dar diante do cenário de incertezas criado pelo retorno do unilateralismo e do protecionismo tarifário.”

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

Quais humoristas defenderam Léo Lins?

Quais são as 10 celebridades mais ricas dos Estados Unidos?

- Publicidade -

O que Macron respondeu para Lula?

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse então que o acordo Mercosul-União Europei precisa de melhorias – dentre elas, a inclusão de cláusulas-espelho e de salvaguarda, especificamente, nos termos que tratam de produção de produção agrícola. As chamadas cláusulas-espelho consistem na imposição das regras de produção aplicadas dentro da União Europeia a produtos importados.

“Proibimos os nossos agricultores de utilizarem agrotóxicos, por exemplo, para respeitar mais o meio ambiente. Mas os países do Mercosul não estão no mesmo nível de regulamentação. Há uma discrepância. Não é uma discrepância de competitividade, de qualidade, mas na regulamentação”, disse Macron, em declaração à imprensa em Paris, ao lado de Lula.

- Publicidade -

Há 13 anos, o governo brasileiro não realizava uma visita de um chefe de Estado à França. A última ocorreu em 2012, durante o mandato de Dilma Rousseff. Nesta quinta-feira, os dois países firmaram 20 atos bilaterais nas áreas de saúde, segurança pública, educação e ciência e tecnologia.

Qual a agenda de Lula na França?

Na sexta-feira (6) está prevista, também, a participação do presidente Lula no Fórum Econômico Brasil-França, que reunirá autoridades e líderes empresariais de ambos os países.

Atualmente, o comércio bilateral é de US$ 9,1 bilhões, segundo dados de 2024, sendo a França o terceiro país que mais investe no Brasil, com mais de US$ 66,3 bilhões em estoque.

*Com informações de Agência/Brasil

LEIA MAIS

Quando é o quinto dia útil de junho?

- Publicidade -
André Galassi
André Galassi
André Galassi é natural de São Carlos-SP. É repórter do acidade on Campinas desde 2025 e está no Grupo EP desde 2023, com experiência na apuração e produção da EPTV Campinas. Sempre antenado nas novidades do esporte e da música sertaneja.

Leia mais

PUBG MOBILE ganha novidades com atualização da Versão 4.3

O 8º Aniversário do jogo está trazendo Jujutsu Kaisen e o novo modo Universo em Evolução; confira todos os detalhes do que vem por aí

BBB 26: Quem ganhou a Prova do Líder? Alberto Cowboy vence e monta plano para eliminar Ana Paula

Brother conquistou a liderança na nona Prova do Líder da temporada, nesta quinta-feira (12)

Copa do Brasil tem confrontos da quarta fase definidos; confira os duelos

Competição terá 12 jogos da nova fase na próxima semana

- Publicidade -

- Publicidade -